Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3437
Type: Dissertação
Title: Gênero, economia criativa e tecnologia da informação: uma análise da representatividade feminina no domínio criativo do software no DF
Author(s): Rocha, Rodolfa Dos Santos 
First Advisor: Kieling, Alexandre Schirmer
Summary: As transformações digitais têm impactado significativamente o mercado da tecnologia e as mulheres têm desempenhado um papel crucial nesse contexto. A presença feminina na ciência da computação e em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) tem sido objeto de estudo, destacando a importância da inclusão e das estratégias adotadas por mulheres para se afirmarem nesses setores (BOFFI e OLIVEIRA-SILVA, 2021; LIMA, 2013). No entanto, apesar dos avanços, as mulheres continuam sub-representadas tanto no mercado de trabalho quanto na academia em áreas relacionadas à tecnologia. Nesse contexto, as mulheres têm enfrentado desafios e buscado estratégias para se afirmarem e assim promover a equidade de gênero nas ciências e na tecnologia. A vista disso, esse trabalho visa analisar o campo da tecnologia da informação dentro da Economia Criativa, mas precisamente no domínio do Software, principalmente no que diz respeito à representatividade feminina no desenvolvimento da economia criativa dentro desse domínio. Utilizando como referencial teórico as contribuições de Joan Scott (1986), que avalia que o conceito de gênero não é um conceito estático, mas sim dinâmico e multifacetado, influenciado por fatores históricos, culturais e sociais, e as contribuições de Judith Butler (2009), por meio da teoria da performatividade de gênero, que enfatiza a ideia de que o gênero não é simplesmente uma identidade inerente, mas antes um desempenho repetido ou uma representação influenciada por normas e expectativas sociais, buscou-se por meio dessa pesquisa exploratória, aprofundar a análise social por trás da disparidade entre a participação de homens e mulheres na Tecnologia da informação. A metodologia aplicada nesta pesquisa é exploratória e utilizou de métodos qualitativos e quantitativos para o levantamento de dados e descobriu que o machismo e a falta de incentivo, advindos do processo de socialização da sociedade são os principais empecilhos para as mulheres ingressarem e permanecerem no domínio do software no Distrito Federal.
Abstract: Digital transformations have significantly impacted the technology market, and women have played a crucial role in this context. The female presence in computer science and STEM areas (Science, Technology, Engineering and Mathematics) has been the object of study, highlighting the importance of inclusion and strategies adopted by women to assert themselves in these environments (Boffi & Oliveira-Silva, 2021) Lima, 2013). However, despite progress, women remain underrepresented both in the job market and in academia in areas related to technology. In this context, women have faced challenges and sought strategies to assert themselves and thus promote gender equality in science and technology. In view of this, this work aims to analyze the field of information technology within the Creative Economy, but precisely in the domain of Software, mainly with regard to female participation in the development of the creative economy within this domain. Using as a theoretical reference the contributions of Joan Scott (1986), who assesses that the concept of gender is not a static concept, but rather a dynamic and multifaceted one, influenced by historical, cultural and social factors and the contributions of Judith Butler (2009), through the theory of gender performativity, which emphasizes the idea that gender is not simply an inherent identity, but rather a repeated performance or a representation influenced by social norms and expectations, we sought, through this exploratory research, to deepen the social analysis behind the disparity between the participation of men and women in Information Technology. The medology applied in this exploratory research used qualitative and quantitative methods to collect data and discovered that machismo and lack of encouragement are the main obstacles for women to enter and remain in the software domain in the Federal District.
Keywords: Economia criativa
Tecnologia da informação
Empreendedorismo feminino
Creative economy
Information technology
Female entrepreneurship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: ROCHA, Rodolfa Dos Santos. Gênero, economia criativa e tecnologia da informação: uma análise da representatividade feminina no domínio criativo do software no DF. 2024. 79 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2024.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3437
Document date: 28-Feb-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RodolfaRochaDissertacao2024.pdfDissertação1.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.