Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3282
Type: Tese
Title: Educação em diferentes espaços: a universidade corporativa e a educação ao longo da vida
Author(s): Correia, Adriana Merceslane Morais 
First Advisor: Cunha, Célio da
First co-advisor: Melo, Marli Alves F. de
Summary: Nessa tese de doutorado, apresenta o estudo de pesquisa que aborda a temática sobre a sociedade do século XXI, centralizada em uma nova postura do ensino superior, com vistas a atender demandas que surgem do mundo do trabalho, influenciadas pela velocidade das inovações que aumentou as exigências educacionais do perfil ocupacional dos diplomados. Nos aportes teóricos, expõem os documentos da Unesco que alertam sobre o compromisso histórico da universidade acadêmica com os princípios do bem comum. Objetiva, principalmente, analisar em que medida as universidades corporativas podem contribuir com uma educação ao longo da vida que incorpore os princípios do bem comum. Visa, especificamente, resgatar a história da universidade acadêmica, com vistas a uma melhor compreensão dos seus desafios e limites na contemporaneidade; apresentar as conexões existentes entre a transformação tecnológica e a sociedade do conhecimento; analisar como (ou se) os programas de formação continuada da universidade corporativa contemplam ou não os princípios do bem comum; verificar nas percepções dos usuários da universidade corporativa se compreendem o mecanismo da educação ao longo da vida. A pesquisa se justifica em cinco razões explicadas e como potencialidade do estudo proposto. Esclarece a não finalidade em discutir o conceito ou os princípios da universidade pública ou privada (com ou sem fins lucrativos). Como técnica, utiliza a Análise de Conteúdo, fundamentada na metodologia de estudo de caso. A pesquisa possui o enfoque de natureza qualitativa, caraterizada como pesquisa bibliográfica e documental. Na coleta e geração de dados, emprega como instrumentos de pesquisa o questionário eletrônico e as entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram 158 usuários da Universidade Corporativa do Banco do Brasil. Nos resultados analisados e discutidos, constata que as contribuições da Universidade Corporativa do Banco do Brasil são limitadas no âmbito de atuação, por serem capazes de influenciar aqueles que a utilizam como mecanismo de educação continuada. Conclui ser fundamental estreitar os diálogos entre as universidades acadêmicas com as universidades corporativas, no sentido de unir as agendas, ampliar a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, estender sua atuação a outros públicos, colaborar na disseminação e cumprimento dos princípios do bem comum.
Abstract: This doctoral thesis presents a research study that addresses the theme of society in the 21st century, centered on a new posture in higher education with a view to meeting demands that have been emerging from the world of work, influenced by the speed of innovations that have increased the educational needs of the profile occupation of graduates. In theoretical contributions, Unesco documents are exposed that warn about the historic commitment of the academic university with the principles of the common good. It mainly aims to analyze the extent to which corporate universities can contribute to lifelong education that incorporates the principles of the common good. It specifically aims to rescue the history of the academic university with a view to a better understanding of its challenges and limits in contemporary times; present the existing connections between technological transformation and the knowledge society; to analyze how (or if) the continuing education programs of the corporate university contemplate or not the principles of the common good; verify in the perceptions of users of the corporate university if they understand the mechanism of lifelong Education. The research is justified in five explained reasons and as potentiality of the proposed study. It clarifies the non-purpose in discussing the concept or principles of the public or private university (profit-making or non-profit). As a method, it uses Content Analysis based on a case study. The research has a qualitative focus, characterized as a bibliographical and documental research. In collecting and generating data, an electronic questionnaire and semi-structured interviews are used as research instruments. The research participants were 158 users of the Corporate University of Banco do Brasil. In the results analyzed and discussed, the contributions of the Corporate University of Banco do Brasil are limited in the scope of action, as it is capable of influencing those who use it as a mechanism for continuing education. It concludes that it is fundamental to strengthen the dialogue between academic universities and corporate universities in order to unite agendas, expand the promotion of lifelong learning opportunities, extend its activities to other audiences, collaborate in the dissemination and fulfillment of the principles of the common good.
Keywords: Universidade corporativa
Educação ao longo da vida
Bem comum
Universidade acadêmica
Unesco
Corporate university
Academic university
Lifelong education
Common good
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: CORREIA, Adriana Merceslane Morais. Educação em diferentes espaços: a universidade corporativa e a educação ao longo da vida. 2023. 218 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2023.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3282
Document date: 20-Jul-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdrianaCorreiaTese2023.pdfTese2.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.