Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3274
Type: Dissertação
Title: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): impacto nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio para uma educação integral
Author(s): Andrade, Rosimeire de Moura 
First Advisor: Nascimento, Dahan da Cunha
Summary: Educação física escolar, deve ser reforçada nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, a importância da sua prática, seus benefícios para saúde e prevenção do sedentarismo. A cultura é apresentada na educação física como seu principal conceito, entendendo que todas as manifestações corporais humanas são geradas na dinâmica cultural. Anteriormente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os PCN’S regiam a educação básica. Atualmente à BNCC/2017, documento normativo, direcionado pelo Plano Nacional de Educação-PNE/2014, Constituição Federal/1988 e LDB 9394/96, com competências gerais, áreas do conhecimento, componentes curriculares, competências e habilidades específicas, propostas curriculares nas aprendizagens essenciais e itinerários formativos, visa o progresso do estudante na educação básica, assegurando direitos de aprendizagens e desenvolvimentos, divulgando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. O estudo objetivou analisar abordagens pedagógicas e identificar os possíveis impactos da BNCC/2017 para educação física, nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fonte teórica, utilizando como instrumentos de pesquisa livros, documentos legais, artigos científicos voltados para educação básica, educação física, formação de professores e BNCC. Como resultado, a educação física, componente na área de linguagens, com possibilidade de inclusão no itinerário formativo, poderá ser afetada com possíveis impactos, como redução da carga horária nas aulas semanais, e consequentemente redução dos conteúdos, dificultando a prática pedagógica, da disciplina. Conclui-se, que a educação física, componente curricular na BNCC/17, enquanto não priorizada sua prática pedagógica, nos anos finais do ensino fundamental e médio, poderá apresentar possíveis impactos como redução da carga horária nas aulas semanais, por consequência a redução dos conteúdos, dificultando o processo ensino aprendizagem para desenvolvimento, aperfeiçoamento motor, psicossocial, ético-moral, limitando benefícios para saúde e novas experiências na educação básica, desfavorecendo a disciplina causando retrocesso no contexto escolar.
Abstract: School physical education should be reinforced in the final years of elementary school and high school, the importance of its practice, its benefits for health and prevention of sedentary lifestyle. Culture is presented in physical education as its main concept, understanding that all human bodily manifestations are generated in cultural dynamics. Prior to The National Common Curricular Base (BNCC), the PCN'S governed basic education. Currently at BNCC/2017normative document, directed by the National Education Plan-PNE/2014, Federal Constitution/1988 and LDB 9394/96, with general competences, areas of knowledge, curricular components, specific competencies and skills, curricular proposals in the Essential learning and formative itineraries, aims at the progress of the student in basic education, ensuring learning rights and developments, disseminating knowledge, skills, attitudes, and values. The study aimed, analyze pedagogical approaches, and identify possible impacts of BNCC/2017 for physical education in the final years of elementary and high school. The research was carried out through the qualitative approach, bibliographic research, theoretical source, using as research instruments books, legal documents, scientific articles focused on basic education, physical education, teacher training and BNCC. As a result, physical education, a component in the area of languages, with the possibility of inclusion in the formative itinerary, may be affected with possible impacts, such as reduction of the workload in weekly classes, and consequently reduction of contents, hindering the pedagogical practice of the discipline. It is concluded that physical education, a curricular component in BNCC/17, while not prioritized its pedagogical practice, in the final years of elementary and high school, may present possible impacts such as reduction of the workload in weekly classes, consequently the reduction of contents, hindering the teaching-learning process for development, motor improvement, psychosocial, ethical-moral, limiting health benefits and new experiences in basic education, disfavoring discipline causing setbacks in the school context.
Keywords: Reforma curricular
Flexibilização
Prática corporal
Habilidades
Curricular reform
Easing
Body practice
Skills
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação Física
Citation: ANDRADE, Rosimeire de Moura. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): impacto nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio para uma educação integral. 2023. 62 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2023.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3274
Document date: 27-Jun-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RosimeireAndradeDissertacao2023.pdfDissertação2.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.