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Type: Dissertação
Title: Microsseguros: atratividade na estratégia de comercialização e distribuição no mercado brasileiro
Author(s): Lemos, Deise Frez da Silva 
First Advisor: Ferneda, Edilson
First co-advisor: Moresi , Eduardo Amadeu Dutra
Summary: Embora a evolução das regulamentações voltadas para microsseguros no Brasil seja um importante passo para o setor, ainda existem desafios na oferta e distribuição atrativas destes produtos que precisam ser enfrentados em busca do avanço deste segmento e alcance da população. Nesse contexto, a presente dissertação se concentra em entender fatores que tornam a oferta de microsseguros atrativa no mercado brasileiro. Foi realizada pesquisa bibliográfica para identificar aspectos e melhores práticas relacionados à comercialização de microsseguros, sendo possível mapear os principais aspectos e associá-los ao segurado, seguradora/intermediadora e governo, assim como coletar dados e informações extraídos de pesquisas relacionadas: (i) IBGE; (ii) Microinsurance Network; e (iii) SUSEP. Com os resultados das pesquisas, especialistas foram consultados visando coletar suas percepções sobre fatores de atratividade que possuem relevância para a comercialização dos microsseguros, a saber: confiança, proteção, preço, oferta, produto, financeiro, distribuição, canais de venda, conhecimento, educação financeira, pós-venda, regulamentação, incentivos do governo, aspetos sociais, culturais e demográficos. A depender do tipo de microsseguro ofertado, tais aspectos podem ter maior representatividade, elevando seu grau de relevância e atraindo o cliente no momento da aquisição. Com base nos estudos realizados e opiniões dos especialistas, foi possível compreender a relevância de tais aspectos, devendo ser observados na aplicação estratégica comercial e de distribuição dos microsseguros. As seguradoras/intermediadoras devem estar atentas em oferecer produtos simples e claros, com preços acessíveis, entretanto rentáveis, se preocupando desde a oferta em canais de distribuição que ofereçam menores custos e maior escalabilidade, até o pós-venda, com pagamentos rápidos e coberturas de valor. Esse cuidado com ofertas acessíveis e proteção e dos segurados, contribui diretamente com o aumento da confiança dos consumidores, estimulando a aquisição e cultura dos seguros entre o público de baixa renda. Por outro lado, regulamentação de alta qualidade, programas eficientes de resolução de reclamações e incentivos oferecidos pelo governo podem ser fundamentais ou extremamente importantes para o sucesso comercial. Outros aspectos agregadores, porém, ainda pouco observados pelas seguradoras são os sociais, culturais e demográficos, assim como educação financeira e conhecimento do seguro pelos cli- entes. As abordagens e pesquisas em torno do tema se tornam interessantes diante das possibilidades exploratórias que os microsseguros podem apresentar, sabendo que o fomento de pesquisas neste setor é fundamental para o fortalecimento do segmento no mercado, beneficiando o crescimento econômico e o desenvolvimento humano.
Abstract: Although the evolution of regulations aimed at microinsurance in Brazil is an important step for the sector, there are still challenges in the attractive offer and distribution of these products that need to be faced in order to advance this segment and reach the population. In this context, this dissertation focuses on understanding factors that make the offer of microinsurance attractive in the Brazilian market. Bibliographical research was carried out to identify aspects and best practices related to the commercialization of microinsurance, making it possible to map the main aspects and associate them with the insured, insurer/intermediary and government, as well as to collect data and information extracted from related research: (i) IBGE; (ii) Microinsurance Network; and (iii) SUSEP. With the results of the surveys, experts were consulted in order to collect their perceptions on attractiveness factors that are relevant to the commercialization of microinsurance, namely: trust, protection, price, offer, product, financial, distribution, sales channels, knowledge, education financial, after-sales, regulation, government incentives, social, cultural and demographic aspects. Depending on the type of microinsurance offered, these aspects may be more representative, raising their level of relevance and attracting the customer at the time of purchase. Based on studies carried out and specialists' opinions, it was possible to understand the relevance of such aspects, which should be observed in the strategic commercial application and distribution of microinsurance. Insurers/intermediaries must pay attention to offering simple and clear products, with accessible prices, however profitable, worrying about everything from offering distribution channels that offer lower costs and greater scalability, to post-sales, with fast payments and coverage of value. This care with affordable offers and protection of policyholders directly contributes to increasing consumer confidence, stimulating the acquisition and culture of insurance among the low-income public. On the other hand, high-quality regulation, efficient grievance resolution programs and incentives provided by the government can be critical or extremely important to business success. Other aggregating aspects, however, still little observed by insurers are social, cultural and demographic aspects, as well as financial education and knowledge of insurance by customers. Approaches and re- search around the theme become interesting in view of the exploratory possibilities that microinsurance can present, knowing that the promotion of research in this sector is fundamental for strengthening the segment in the market, benefiting economic growth and human development.
Keywords: Seguros
Microsseguros
Estratégia
Distribuição
Marketing
Insurance
Microinsurance
Strategy
Distribution
Marketing.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação
Citation: LEMOS, Deise Frez da Silva. Microsseguros: atratividade na estratégia de comercialização e distribuição no mercado brasileiro. 2023. 115 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2023.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3259
Document date: 28-Feb-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Governança, Tecnologia e Inovação

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