Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3250
Type: Tese
Title: Pedagogia decolonial: um estudo dos currículos de cursos de pedagogia do Distrito Federal
Author(s): Cardoso, Núbia Luiz 
First Advisor: Cunha, Célio da
First co-advisor: Melo , Marli Alves Flores de
Summary: O estudo que ora se apresenta, se vincula à linha de pesquisa “Política, Gestão e Avaliação da Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), tendo como tema as concepções de Pedagogia Decolonial de cursos de Pedagogia do Distrito Federal, a partir de Projetos Políticos Pedagógicos e de Matrizes curriculares de quatro instituições de ensino superior. Emerge desse universo educativo a questão norteadora da pesquisa: de que maneira os cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal trazem em suas propostas curriculares a Pedagogia Decolonial? Possui como objetivo geral investigar as possibilidades de construção de uma Pedagogia Decolonial nos cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal. Visa quanto aos objetivos específicos: (a) conceituar educação decolonial, (b) mapear os projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia ofertados pelas instituições de ensino superior do distrito federal; (c) analisar como a decolonialidade perpassa as matrizes curriculares dos cursos de pedagogia das instituições de ensino superior do distrito federal. Ademais, justifica a investigação inspirada na temática decolonização como um processo educacional que alcançará maior difusão com o rompimento do modelo de curricularização eurocêntrico; valorizar os saberes e conhecimentos locais, olhar para dentro, olhar para nossos saberes, nossa cultura; avançar nos debates e discursos acadêmicos para discutir a prática de uma ação colonizadora. No percurso dos fundamentos metodológicos deste estudo, segue a abordagem no enfoque de pesquisa qualitativa. No enquadramento caracteriza-se a pesquisa como bibliográfica de caráter exploratório. Na produção e na coleta de dados, elencam-se informações em sítios eletrônicos e consultas em bibliografias com leituras em obras de estudiosos/autores que pesquisam e abordam a decolonização. Como instrumentos de pesquisa utiliza-se como suporte textos de homens e mulheres negros e negras, homens e mulheres indígenas, latino-americanos e latinoamericanas; autores e autoras que demarcam o Sul Global, além de analisar documentos disponibilizados pelas Instituições de Ensino Superior pesquisadas. Este trabalho, considera os aspectos levantados no tema para proceder à revisão bibliográfica e à análise documental. Quanto aos resultados, destaca-se que apenas uma IES investigada, trouxe de forma explícita a existência da decolonialidade. As demais IES apontam temáticas que se aproxima da decolonialidade mas sob uma ótica colonial.
Abstract: In this doctoral thesis, the study presented here has as its line of research "Policy, Management and Evaluation of Education" of the Graduate Program in Education at the Catholic University of Brasília (UCB), with the theme of researching the conceptions of Pedagogy Decolonial in the Pedagogy courses of the Federal District, from Pedagogical Political Projects and Curriculum Matrices of four Higher Education Institutions. The research's guiding question emerges from this educational universe: How do Pedagogy courses at Higher Education Institutions in the Federal District bring Decolonial Pedagogy into their curriculum proposals? Its general objective is to investigate the possibilities of building a Decolonial Pedagogy in Pedagogy courses at Higher Education Institutions in the Federal District. It aims at the specific objectives: (a) to conceptualize decolonial education, (b) to map the pedagogical projects of the pedagogy courses offered by higher education institutions in the federal district; (c) analyze how decoloniality permeates the curricular matrices of pedagogy courses at higher education institutions in the federal district. In this perspective, it justifies research inspired by the theme of decolonization as an educational process that will reach greater diffusion with the break with the Eurocentric curriculum model; valuing local knowledge and knowledge, looking inward, looking at our knowledge, our culture is fundamental; significant advances in debates and academic discourses experienced in the practice of a colonizing action. The research's guiding question emerges from this educational universe: How do Pedagogy courses at Higher Education Institutions in the Federal District bring Decolonial Pedagogy into their curriculum proposals? In the course of the methodological foundations follows an approach in the focus of qualitative research. The framework characterizes the research as a bibliographical exploratory one. In the production and data collection, it lists information on electronic sites and consultations in bibliographies with readings in works by scholars/authors who research and address decolonization. As research instruments, it uses texts by black and black men and women, indigenous, Latin American and Latin American men and women; authors who define the Global South. documents made available by the researched Higher Education Institutions. It considers the aspects raised in the theme to carry out the bibliographic review and document analysis. As for the results, it is noteworthy that only one HEI tacitly brought the existence of decoloniality, the other IESs bring themes that approach decoloniality but from a colonial perspective.
Keywords: Pedagogia decolonial
Currículo decolonial
Pedagogia
Decolonial pedagogy
Decolonial curriculum
Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: CARDOSO, Núbia Luiz. Pedagogia decolonial: um estudo dos currículos de cursos de pedagogia do Distrito Federal. 2023. 136 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2023.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3250
Document date: 27-Feb-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NúbiaCardosoTese2023.pdfTese1.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.