Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3225
Type: Dissertação
Title: As inteligências múltiplas na produção de vídeo em Stop motion "sereia azul": uma pesquisa-ação no 9º ano de uma escola em tempo integral do Distrito Federal
Author(s): Almeida, Valéria Felix de 
First Advisor: Dravet, Florence
Summary: Esta investigação insere-se na linha de pesquisa “Educação, Tecnologia e Comunicação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). O objetivo principal desta pesquisa é analisar o impacto que o conhecimento sobre as inteligências múltiplas pode trazer ao processo de aprendizagem do estudante em produção digital nos anos finais da educação básica em uma escola vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Objetiva trazer a reflexão sobre as diferentes habilidades e capacidades dos estudantes e suas diferentes formas de aprendizagem que permitam escolhas e opções adequadas ao contexto escolar. Propõe uma convergência metodológica entre inteligências múltiplas e produção digital. Este estudo justifica-se ao tentar responder a questão: Qual o impacto que o conhecimento e o exercício das inteligências múltiplas podem trazer no processo de aprendizagem na produção digital? Como método, foi realizada uma pesquisa-ação aplicada numa abordagem qualitativa. O procedimento de construção dos dados foi a observação e a entrevista narrativa e o procedimento de leitura e interpretação dos dados foi a hermenêutica. O estudo partiu de oficinas com os estudantes do 9º ano de uma escola pública situada no Guará, Distrito Federal, e apropriando-se das múltiplas inteligências na ressignificação das Tecnologias Digitais audiovisuais vigentes na vida contemporânea. O estudo e a aplicação do conceito de inteligências múltiplas se mostraram muito eficazes quando estimuladas com jogos, brincadeiras lúdicas e motoras, observação do ambiente ao redor, valorização do indivíduo e aproveitamento da vivência do estudante. A pesquisa concluiu que a produção de vídeo em Stop motion de animação é um forte recurso educacional e uma estratégia de uma educação lúdica e criativa, capaz de despertar e desenvolver novos aprendizados, além de desmistificar o uso das tecnologias na escola. A produção de animação, ao ser reforçada por meio de propostas em grupo, incentivou os estudantes a participarem ativamente com seus colegas durante todo o processo de produção. No processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia incorporada à técnica de Stop motion permitiu trabalhar vários tipos de inteligências que os estudantes souberam reconhecer. Conclui-se que ao incorporar uma variedade de estratégias de ensino e aprendizagem vivenciadas na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, o professor apoiará o desenvolvimento dos vários tipos de inteligência presentes em seus estudantes e consequentemente, levará a uma melhor experiência na educação para todos.
Abstract: This research is inserted in the research line "Education, Technology and Communication", of the Postgraduate Program in Education of the Catholic University of Brasília (UCB). The main goal of this research is to investigate the impact that knowledge about multiple intelligences can bring to the student's learning process in digital production in the final years of basic education in a school connected to the State Secretariat of Education of the Distrito Federal. It aims to provide reflection about the different abilities and capacities of students and their different ways of learning that allow choices and options appropriate to the school environment. It suggests a methodological confluence between multiple intelligences and digital production. This study is warranted by trying to answer the question: What impact can the knowledge and practice of multiple intelligences have on the learning process in digital production? As a method, an applied action research was conducted in a qualitative approach. The data construction procedure was observation and narrative interview and the data reading and interpretation procedure was hermeneutics. The study started from workshops with 9th grade students of a public school situated in Guará, Federal District, and appropriating the multiple intelligences in the re-signification of the audiovisual Digital Technologies in force in contemporary life. The study and application of the concept of multiple intelligences proved to be very effective when stimulated with games, playful and motor games, and observation of the surrounding environment, valuing the individual and taking advantage of the student's experience. The research concluded that the production of Stop motion animation videos is a strong educational resource and a strategy for a playful and creative education, capable of awakening and developing new learning, besides demystifying the use of technology in school. The animation production, by being enhanced through group proposals, encouraged the students to actively participate with their classmates during the entire production process. In the teaching and learning process, the technology incorporated into the Stop motion technique allowed working on several types of intelligences that the students were able to recognize. We can conclude that by embedding a variety of teaching and learning strategies experienced in Howard Gardner's theory of multiple intelligences, the teacher will support the development of the various types of intelligence present in their students and consequently lead to a better experience in education for all.
Keywords: Inteligências múltiplas
Criatividade
Audiovisual
Stop motion
Multiple intelligences
Creativity
Audiovisual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: ALMEIDA, Valéria Felix de. As inteligências múltiplas na produção de vídeo em Stop motion "sereia azul": uma pesquisa-ação no 9º ano de uma escola em tempo integral do Distrito Federal. 2023. 118 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2023.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3225
Document date: 27-Feb-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ValériaAlmeidaDissertacao2023.pdfDissertação6.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.