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Type: Tese
Title: A educação superior nos labirintos do neoliberalismo: percepções de estudantes de graduação sobre os sentidos da formação universitária
Author(s): Oliveira, Luiz Cláudio Batista de 
First Advisor: Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
Summary: Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB) e na Cátedra Unesco de “Juventude, Educação e Sociedade”, este trabalho tem por objetivo analisar as percepções de estudantes de cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada acerca dos sentidos da formação universitária, considerando o contexto da normatividade neoliberal no qual o processo formativo atual se efetiva. A partir de uma abordagem qualitativa e tendo como base metodológica a fenomenologia, o estudo utilizou da pesquisa bibliográfica, de questionário e de grupos focais para a geração e coleta de dados. A fundamentação teórica se deu a partir de Florestan Fernandes, Anísio Teixeira, Alfred Schutz, Werner Jaeger, Ricardo Antunes, Christian Laval, Martha Nussbaum entre outros. A pesquisa procura compreender como que, a partir da vigência da lógica neoliberal, entendida tanto sob a ótica de política econômica, quanto de racionalidade biopolítica, os modos de se perceber os sentidos da formação universitária são afetados. Sendo assim, a investigação busca tratar da concepção clássica de formação – Paideia -; salienta o papel original da universidade como fomentadora do processo formativo crítico; destaca ainda as contribuições de Florestan Fernandes e Anísio Teixeira enquanto críticos do modelo de educação capitalista e discute o arcabouço neoliberal procurando compreendê-lo como aparato ideológico de tendência autoritária e também como uma nova racionalidade que se insere para além da esfera econômica porque atrelado aos ditames da lógica do mercado. Os resultados da pesquisa expressam basicamente dois modos de se perceber o significado da formação para os jovens universitários. O primeiro a reafirma como preparação para o mercado de trabalho. O outro modo de conceber a formação se volta para afirmá-la como oportunidade de ampliação do exercício da crítica do próprio contexto no qual ela se realiza. Nesse sentido, ela pode ser vista como oportunidade de superação dos limites impostos pelos mecanismos neoliberais.
Abstract: Developed in the post-graduate Education Stricto Sensu program, from Católica University of Brasília (UCB) and Unesco Chair of “Youth, Education and Society”, this paper has the aim to analyze graduation students’ perceptions who study in a private graduation institution, regarding the university’s education, considering the context of neoliberal standards on which the current education process is carried out. Starting from a qualitative approach and having phenomenology as the methodology basis, this study used bibliographic research, questionnaire and focus groups for the creation and data collection. The theoretical foundation begins with Florestan Fernandes, Anísio Teixeira, Alfred Schutz, Werner Jaeger, Ricardo Antunes, Christian Laval, Martha Nussbaum, amongst others. This research pursuits to comprehend how it is possible, starting from the legality of the neoliberal logic, understood by the economics politics optics, as well as the biopolitics rationality, the perceived ways that the senses of university education are affected. Thus, the investigation seeks to discuss the classic education process - Paideia -; it highlights the original role of the university as fostering this critical graduation process; also highlights the contributions of Florestan Fernandes and Anísio Teixeira as critics of the model of the capitalist education and debates the neoliberal framework, trying to understand it as an ideological apparatus of authoritarian tendency and also as a new rationality that is inserted far beyond the economical sphere, since it is linked to the principles of the market’s logic. The outcome of the research basically shows two ways of perceiving the meaning of graduation for the young university students. The first one restates as a preparation for the job market. The other one is perceived as an opportunity of enlargement of the use of critics to the own context in which it scaffolds itself. In this sense it can be seen as an opportunity of overcoming limits imposed by neoliberal mechanisms.
Keywords: Educação superior
Formação
Universidade
Neoliberalismo
Juventude universitária
University education
Graduation
University
Neoliberalism
University youth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: OLIVEIRA, Luiz Cláudio Batista de. A educação superior nos labirintos do neoliberalismo: percepções de estudantes de graduação sobre os sentidos da formação universitária. 2022. 245 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3147
Document date: 1-Sep-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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