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dc.creatorBezerra, Murillo Alencar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943262449050094por
dc.contributor.advisor1Sousa, Carlos Ângelo de Meneses-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1313028025195912por
dc.contributor.advisor-co1Soares, Leonardo Humberto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255478428345110por
dc.date.accessioned2022-12-05T16:09:13Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationBEZERRA, Murillo Alencar. Haja luz: uma análise dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica acerca da dimensão docente da educação profissional. 2022. 162 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3123-
dc.description.resumoO Censo Escolar da Educação Básica é o maior e mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro, e um de seus objetivos é permitir o monitoramento da situação educacional brasileira por meio de indicadores educacionais de qualidade. Escolheu-se a dimensão formativa do docente como objeto central desta pesquisa inserindo-a em uma problemática mais ampla, que é o sentido dado à experiência na busca pela qualidade educacional nas sociedades democráticas. Há, contudo, críticas em relação aos dados da educação profissional no Censo, que não considera as especificidades dessa modalidade, o que gera descompassos na imprecisão de seus números e características. Há também críticas filosóficas ao uso de métricas em relações de efeito como indicadores de qualidade escolar e educacional. Em linha com a literatura sobre os efeitos escola e docente, identificaram-se no Censo, a partir da dimensão docente, variáveis que permitissem a análise contextual desses efeitos, a citar: escolaridade, formação pedagógica complementar, formação continuada, tipo de contrato de trabalho, idade, raça e sexo, participação em projetos, indicadores oficiais de qualidade, indicadores sociais. A base teórica da pesquisa centrou-se em Dewey (1959), Bauman (2001), Soares (2008, 2013), entre outros. O objetivo geral foi avaliar em que medida os dados gerados pelo Censo Escolar, a respeito da dimensão docente, indicam efeitos, diretos ou marginais, no desempenho escolar de alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, visando ao incremento de ações de órgãos educacionais para ampliação do desempenho acadêmico de seus alunos. A abordagem metodológica foi qualitativa, com desenho cartográfico e de tipo exploratória, por meio do estudo de seis escolas selecionadas. Quanto aos resultados, destacamos que se identificou uma relação inconclusiva que aponta para um efeito marginal da formação docente sobre o desenvolvimento escolar dos alunos. Os resultados permitem considerar que: a) o fato de alunos terem tido professores com licenciatura ou com maior nível de escolaridade não pode ser considerado como fator gerador de melhor desempenho acadêmico desses alunos ou de essas escolas obterem melhores resultados; b) a educação profissional não tem suas especificidades contempladas na metodologia do Censo e dos indicadores educacionais de qualidade instituídos pelo Inep, o que dificulta o estabelecimento de inferências diretas entre características dos docentes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e as taxas de aprovação. Uma premissa da tese foi valorizar o sentido diretivo da educação como estratégia de resposta e caminho para sua efetividade por meio do agir crítico, reflexivo e criativo.por
dc.description.abstracthe Basic Education School Census is the biggest and most important statistical survey of Brazilian education, and one of its objectives is to allow tracking the situation of Brazilian education through educational quality indicators. The formative dimension of teachers was chosen as the main objective of this research, putting it in a more ample discussion, which is the meaning given to the experience in the pursuit for quality of education in democratic societies. However, there are criticisms related to data of professional education on the Census, that does not consider the particularities of this category. It causes a mismatch due to the imprecision of the numbers and characteristics. There is also philosophical criticism to the use of metrics in relations of effect such as school and education quality indicators. Following the literature about the school and teacher effects, variables related to the teaching dimension were identified in the Census. It allowed us to make a contextualized analysis. The variable are the following: schooling (education), complementary pedagogical training, continuous training, types of employment contract, age, ethnicity, and gender, participation in projects, official quality indicators. The theoretical basis of the research was centered in Dewey (1959), Bauman (2001), Soares (2008, 2013) among others. The main objective was to evaluate in what measure the data generated by the School Census, concerning to the teaching dimension, indicates direct or marginal effects in the school performance of High School students. It aims to increase the action of education organs to improve the academic performance of its students. A qualitative methodological approach was used with cartographic drawing, and exploratory type when studying six selected schools. With respect to the results, it is important to highlight that an inconclusive relation was identified, which points to a marginal effect of the teachers training concerning to their students’ development. The results allow us to consider that a) one cannot consider that the fact of students having teachers with a higher education degree or diploma leads the students to have a better academic performance or the schools to have better results. b) the professional education specificities have not been considered in the Census methodology and in the quality education indicators established by INEP. It makes it hard to draw a direct inference between the characteristics of High School connected to the Professional Education and the approval ratings. One premise of the thesis was to value the directive sense of education as a response strategy and a way to its effectivity by means of critical, reflexive, and creative actions.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/10529/MurilloAlencarBezerraParcial2022.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Stricto Sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Parcialpor
dc.subjectEfeito escola e docentepor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectDemocracia e educaçãopor
dc.subjectSchool and teaching effectpor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectDemocracy and educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleHaja luz: uma análise dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica acerca da dimensão docente da educação profissionalpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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