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https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3120
Type: | Tese |
Title: | A espiritualidade do professor no processo pedagógico da educação superior |
Author(s): | Anjos, Eline dos ![]() |
First Advisor: | Síveres, Luiz |
Summary: | O conceito de espiritualidade é muito amplo, tanto que diversas práticas como empatia, amor ao próximo, respeito, autoconsciência, dentre outras, podem ser compreendidas como espiritualidade. Diante de tantos conceitos, tornou-se instigante estudar a relevância da espiritualidade em instituição de ensino superior, tendo como foco o seguinte problema de pesquisa: em que medida a espiritualidade pode ser relevante para a educação superior? Para o alcance do objetivo e resposta a essa problemática, foi desenvolvida esta pesquisa em duas instituições de ensino superior, sendo uma confessional e outra não confessional. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: análises de documentos, entrevistas com professores e aplicação de questionário aos estudantes, além de um referencial teórico com autores de fronteira e seminais, a fim de verificar como a espiritualidade é observada e trabalhada nas duas instituições. A análise dos dados foi feita por meio da triangulação, usando o método indutivo qualitativo e dedutivo quantitativo de cunho exploratório. Verificou-se que as duas instituições possuem documentos pedagógicos que incentivam práticas de espiritualidade em sala de aula. A pesquisa revelou que na instituição confessional, prevalece o conceito de espiritualidade ligado ao ser superior, bem como foram citados os fatores: amor ao próximo e a empatia. Na escola não confessional os conceitos foram ligados às práticas de espiritualidade não vinculadas à religião. Constatou-se que a grande maioria dos estudantes de ambas as instituições acreditam que a espiritualidade é relevante na formação do discente, principalmente em forma de práticas de responsabilidade, estímulos à superação, busca do desenvolvimento pessoal. Entretanto, a maioria acredita que tais práticas não são trabalhadas em sala de aula. |
Abstract: | The concept of spirituality is very broad, so much so that various practices such as empathy, love for others, respect, self-awareness, among others, can be understood as spirituality. Faced with so many concepts, it became exciting to study the relevance of spirituality in higher education institutions, focusing on the following research problem: to what extent can spirituality be relevant to higher education? To reach the objective and answer to this problem, this research was developed in two higher education institutions, one confessional and the other non-confessional. The following research instruments were used: document analysis, interviews with professors and application of a questionnaire to students, in addition to a theoretical framework with frontier and seminal authors, in order to verify how spirituality is observed and worked on in both institutions. Data analysis was performed by means of triangulation, using the qualitative deductive method and the exploratory quantitative inductive method. It was found that both institutions have pedagogical documents that encourage practices of spirituality in the classroom. The research revealed that in the confessional institution, the concept of spirituality linked to being superior prevails, as well as the following factors were mentioned: love for others and empathy. In the non-denominational school, the concepts were linked to spirituality practices not linked to religion. It was found that the vast majority of students from both institutions believe that spirituality is relevant in the formation of students, mainly in the form of responsible practices, stimuli for overcoming difficulties, and the search for personal development. However, most believe that such practices are not worked on in the classroom. |
Keywords: | Amor Espiritualidade Instituição de ensino superior Higher education institution Spirituality Love |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
Program: | Programa Stricto Sensu em Educação |
Citation: | ANJOS, Eline dos. A espiritualidade do professor no processo pedagógico da educação superior. 2021.141 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021. |
Access Type: | Acesso Parcial |
URI: | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3120 |
Document date: | 2-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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