Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3117
Type: Dissertação
Title: Empreendedorismo e storytelling: uma abordagem comunicacional sobre a estrutura narrativa de pitches
Author(s): Parente, Umehara Lopes 
First Advisor: Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Summary: Continuamente, empreendedores em todo o Brasil criam e desenvolvem novas startups com o objetivo de apresentar ao mercado suas ideias inovadoras. Nessa jornada, além de trabalho e dedicação, são demandados investimentos e recursos, os quais nem sempre estão disponíveis, emergindo assim, a demanda pela busca por investidores ou parceiros para o negócio. Nesse processo, muitas startups participam de eventos setoriais e rodadas de negócios, apresentando suas soluções por meio de pitches, demonstrando suas ideias, diferenciais e razões pelas quais podem vir a ser um bom investimento. Desejam, ao mesmo tempo, destacarem-se entre os demais naquele curto espaço de tempo, e de alguma forma, aproximarem-se de potenciais investidores. Partindo desse contexto, este estudo realizou por meio de uma pesquisa documental, com 110 pitch decks e pitches de startups, de diferentes segmentos, autores e instituições de referência para o empreendedorismo e o ecossistema de inovação, disponibilizados em meio digital, uma investigação de suas estruturas narrativas. Nesta, foi buscada a identificação de convergências e recorrências nas temáticas abordadas, em intercessão a potencial adoção de um storytelling, assim como as respectivas orientações propostas para a composição de seus conteúdos. Baseado nesta, foi proposto um pitch deck, originado do resultado da análise de uma seleção da amostra coletada, composto por um conjunto de temas e orientações desenvolvidas a partir das premissas propostas, objetivando auxiliar empreendedores que desejem apresentar suas startups contando uma ou mais histórias como parte de sua estratégia de comunicação.
Abstract: Continuously, entrepreneurs across Brazil create and develop new startups with the aim of presenting their innovative ideas to the market. In this journey, in addition to work and dedication, investments and resources, which are not always available, are demanded. Thus, the need for the search for investors or business partners emerges. In this process, many startups participate in sectorial events and business rounds, presenting their solutions through pitches, demonstrating their ideas, differentials and reasons why they may turn out to be a good investment. At the same time, they want to stand out among the others in that short time, and in some way, get closer to potential investors. Based on this context, this study carried out an investigation of narrative structures through documentary research of 110 pitch decks and pitches from startups, from different segments, authors and institutions of reference for entrepreneurship and the innovation ecosystem, made available in digital media. This investigation sought to identify convergences and recurrences in the themes addressed concerning the potential adoption of a storytelling, as well as the respective guidelines proposed for the composition of its contents. Based on this, a pitch deck was proposed, originated from the result of the analysis of a selection of the collected sample, composed of a set of themes and guidelines developed from the proposed premises, aiming to assist entrepreneurs who wish to present their startups by telling one or more stories as a part of their communication strategy.
Keywords: Pitch
Startup
Storytelling
Empreendedorismo
Comunicação estratégica
Strategic communication
Entrepreneurship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: PARENTE, Umehara Lopes. Empreendedorismo e storytelling: uma abordagem comunicacional sobre a estrutura narrativa de pitches. 2021. 185 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3117
Document date: 29-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmeharaLopesParenteDissertacao2021.pdfDissertação16.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.