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Type: Dissertação
Title: Os serviços de branding e as agências de publicidade no Brasil: um estudo sobre as cinco maiores agências brasileiras
Author(s): Santos, Carolyne Maryane Cardoso 
First Advisor: Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Summary: O advento da Internet provocou grandes mudanças em todo o planeta. Vive-se a era da transformação incessante impulsionada pela tecnologia, pela velocidade da disseminação de informação e pela alta capacidade de conexão entre pessoas. Essas características criaram um novo contexto social, econômico e político. As relações entre as organizações e a sociedade também foram impactadas. Nota-se um ambiente em que há alta competitividade entre as marcas, o ciclo de vida dos produtos é curto, os consumidores pós-modernos são formadores de opinião em potencial e, por fim, as indústrias não conseguem compreender e atender às necessidades desses novos clientes em tempo hábil. Destarte, a marca é um sistema complexo, com partes tangíveis e também de grande carga subjetiva, sendo, por consequência, de difícil controle e mensuração. Este trabalho objetiva analisar os serviços de branding oferecidos pelas cinco maiores agências de publicidade, conforme o ranking Kantar IBOPE Media, no Brasil, em 2021. Para atingir esse propósito, foram examinados os sites institucionais dessas agências e foi realizada uma análise de conteúdo nas publicações do jornal especializado do setor de comunicação, Meio e Mensagem. A investigação nos sites institucionais apontou que as agências não descrevem, nesse meio, os serviços de branding que ofertam. A análise de conteúdo, no jornal Meio e Mensagem, verificou matérias que abordavam trabalhos de branding realizados pelas agências estudadas em um horizonte de dez anos. Ao revisitar essas publicações, foi constatado que, atualmente, as práticas de branding dessas organizações mesclam interações offline e online com os consumidores. Além disso, no cenário digital, o conceito de marca como experiência foi promovido. Dessa forma, a imagem da marca que o usuário possui é composta não apenas por um produto e seus atributos e valores, mas pela experiência total que ele associa à marca.
Abstract: The advent of the Internet has brought about major changes across the planet. We live in an era of incessant transformation driven by technology, the speed of information dissemination and the high capacity for connection between people. These characteristics created a new social, economic and political context. Relations between organizations and society were also impacted. There is an environment in which there is high competitiveness among brands, the life cycle of products is short, postmodern consumers are potential opinion makers and, finally, industries are unable to understand and meet the needs of these new customers in a timely manner. Thus, the brand is a complex system, with tangible parts and also with a great subjective load, being, therefore, difficult to control and measure. This work aims to analyze the branding services offered by the five biggest advertising agencies, according to Kantar IBOPE Media, in Brazil, in 2021. To achieve this purpose, the institutional sites of these agencies were examined and a content analysis was carried out in the publications of the specialized newspaper of the communication sector, Meio e Mensagem. The investigation on institutional websites showed that the agencies do not describe, in this medium, the branding services they offer. The content analysis, in the newspaper Meio e Mensagem, found articles that narrated branding work carried out by the agencies studied in a ten-year horizon. When revisiting these publications, it was found that, currently, the branding practices of these organizations mix offline and online interactions with consumers. Therefore, in the digital scenario, the concept of brand as an experience was promoted. Thus, the brand image that the user perceives is composed not only of a product and its attributes and values, but of the total experience that he associates with the brand.
Keywords: Marca
Branding
Marketing
Publicidade
Comunicação
Communication
Advertising
Brand
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: SANTOS, Carolyne Maryane Cardoso. Os serviços de branding e as agências de publicidade no Brasil: um estudo sobre as cinco maiores agências brasileiras. 2021. 106 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3105
Document date: 15-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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