Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3077
Type: Dissertação
Title: Estratégias de comunicação na comercialização de produtos da agricultura familiar e do extrativismo em Campos Belos
Author(s): Braz, Francielle Rego Oliveira 
First Advisor: Oliveira, Leandro de Bessa
Summary: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação, bem como a emergência das tecnologias digitais no contexto da comercialização de produtos da Agricultura Familiar e do Extrativismo em Campos Belos, GO. Essa discussão atravessa questões teóricas ligadas à estratégia na comunicação em mercados locais, acompanhando a perspectiva dos seguintes autores: Wolton (2010), Morin (2003) e Gomes (2016). A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com fase exploratória e análise descritiva (GIL, 2008), a partir de observações in loco e realização de entrevistas (RICHARDSON, 2008), cujos conteúdos foram transcritos e analisados (BARDIN, 2009). A investigação demonstrou as dificuldades encontradas nesse processo, assim como os contrapontos em relação aos desafios postos pela atualidade concernente aos aspectos tecnológicos – focados nos mercados hegemônicos de produção e distribuição de alimentos – e que essa população não está adaptada às mídias digitais, necessitando de apoio em relação as novas tecnologias de informação e comunicação tecnológicas. Por fim, demonstramos que as reais estratégias de comunicação para a comercialização dos produtos da agricultura familiar ocorrem nos espaços de encontro, como as feiras locais, pois, por serem um lugar de convergência de pessoas, de interesses múltiplos, de diversidade, de negociações, de oferta e demanda, as feiras são espaços associados a comunicação oral, corporal, vocal, algo que de certa forma se contrapõe e demonstra a complementaridade com a comunicação digital que é abstrata, icônica, escrita, distante e mediada por tecnologias complexas
Abstract: This research aims to analyze communication strategies, as well as the emergence of digital technologies in the context of the commercialization of products from Family Farming and Extractivism in Campos Belos, GO. This discussion crosses theoretical issues related to communication strategy in local markets, following the perspective of the following authors: Wolton (2010), Morin (2003) and Gomes (2016). The methodology used consists of a qualitative field research, with an exploratory phase and descriptive analysis (GIL, 2008), based on in loco observations and interviews (RICHARDSON, 2008), whose contents were transcribed and analyzed (BARDIN, 2009). This investigation demonstrated the difficulties encountered in this process, as well as the counterpoints in relation to the challenges posed by the present concerning technological aspects - focused on the hegemonic markets of food production and distribution - and that this population is not adapted to digital media, requiring support in relation to new technological information and communication technologies. Finally, we demonstrate that the real communication strategies for the commercialization of family farming products occur in meeting spaces, such as local fairs, because, as they are a place of convergence of people, of multiple interests, of diversity, of negotiations, of supply and demand, fairs are spaces associated with oral, corporal, vocal communication, something that in a certain way opposes and demonstrates the complementarity with digital communication that is abstract, iconic, written, distant and mediated by complex technologies.
Keywords: Comunicação
Estratégia
Agricultura familiar
Extrativismo
Communication
Strategy
Family farming
Extractivism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: BRAZ, Francielle Rego Oliveira. Estratégias de comunicação na comercialização de produtos da agricultura familiar e do extrativismo em Campos Belos. 2022. 70 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3077
Document date: 5-Aug-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FrancielleRegoOliveiraBrazDissertacao2022.pdfDissertação1.47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.