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Type: Dissertação
Title: Escola, carisma e mercado: consonâncias e dissonâncias na gestão educacional Marista
Author(s): Soares, Paulo Henrique Oliveira 
First Advisor: Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
Summary: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa “Educação, Tecnologia e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Parte-se de uma leitura do cenário da educação básica, cada vez mais estruturada em moldes empresariais e mercantilizada como um produto. Entende-se que as escolas confessionais se veem imersas nesse contexto, de modo acentuado as congregações religiosas que têm, como carisma, a evangelização por meio da educação, entre elas, a escola marista. Partindo de teóricos da sociologia, com destaque para Max Weber, e de teólogos como Boff, Libânio e Green, procurou-se fazer uma retomada da historiografia do Instituto Marista desenvolvida por Furet, Estaún, Lanfrey, Green entre outros, definindo a identidade do carisma marista e seu contraponto em relação às escolas de mercado, tendo as categorias de tipo ideal elaboradas por Weber como referência metodológica para a investigação. A questão de pesquisa se concentra na perspectiva weberiana, e quer saber qual a posição ocupada pela dimensão carismática nos processos de gestão escolar marista? Para responder a essa questão, traçou-se, como objetivo geral, analisar a gestão educacional marista a fim de identificar a posição do carisma fundacional na relação com a educação escolarizada de mercado. Foram utilizadas, como instrumentos e técnicas de geração de dados para a pesquisa, a análise documental, seguida das entrevistas semiestruturadas em profundidade e sequentemente foram elaboradas as categorias de tipo ideal weberianas para a análise dos dados. Metaforicamente foi empregada a ideia de consonância e de dissonância para se referir ao alinhamento ou o desalinhamento do diretor em relação ao carisma. Os principais resultados acenam para uma maior consonância dos diretores nas dimensões espirituais e atitudinais e uma maior dissonância no aspecto institucional em decorrência dos processos burocráticos, característicos do movimento de racionalização da vida e de todas as esferas que a compõem. A burocratização favorece, assim, a dissonância em relação ao carisma marista, também simbolicamente representado como aquele que confere o tom às escolas que pertencem ao Instituto Marista.
Abstract: This dissertation is part of the research line "Education, Technology and Education" of the Graduate Program in Education of the Catholic University of Brasilia (UCB). It starts from a reading of the scenario of basic education, increasingly structured in business and marketed as a product. It is understood that the confessional schools are immersed in this context, in a marked way the religious congregations that have as charisma the evangelization through education, among them the Marist school. Starting from sociological theorists, with emphasis on Max Weber, and from theologians such as Boff, Libanius and Green, we sought to retake the historiography of the Marist Institute developed by Furet, Estaún, Lanfrey, Green and others, defining the identity of the Marist charism. and its counterpoint to the market schools, having the ideal type categories elaborated by Weber as a methodological reference for the investigation. The research question on which this work is concentrated is: from a Weberian perspective, what is the position occupied by the charismatic dimension in Marist school management processes. To answer this question, the general objective was to analyze the Marist educational management in order to identify the position of the foundational charism in relation to the marketed education. Data analysis instruments and techniques were used for research, followed by in-depth semi-structured interviews, and the Weberian ideal type categories were then elaborated for data analysis. Metaphorically the idea of consonance and dissonance was used to refer to the director's alignment or misalignment in relation to the charisma. The main results point to a greater consonance of the directors in the spiritual and attitudinal dimensions and a greater dissonance in the institutional aspect due to the bureaucratic processes, characteristic of the life rationalization movement and of all its spheres. Bureaucratization thus favors dissonance in relation to the Marist charism, also symbolically represented here as the one that sets the tone for the schools belonging to the Marist Institute.
Keywords: Escola
Carisma
Burocracia
Mercantilização
Educação confessional
Confessional education
Commodification
Bureaucracy
Charisma
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: SOARES, Paulo Henrique Oliveira. Escola, carisma e mercado: consonâncias e dissonâncias na gestão educacional Marista. 2020. 173 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
Access Type: Acesso Parcial
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3057
Document date: 4-Feb-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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