Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3056
Type: Dissertação
Title: Ensino médio integrado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Taguatinga: concepção e desafios
Author(s): Echenique, Micaela Tourné 
First Advisor: Cunha, Célio da
Summary: O presente trabalho teve por objetivo investigar as percepções dos alunos, desistentes e egressos da primeira turma (2015-17) do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica do Instituto Federal de Brasília (IFB), no contexto de reformas educacionais. Para isso, buscou resgatar o percurso histórico das políticas públicas educacionais no Brasil, no que se refere ao ensino médio integrado, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 até a Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Além disso, com base nas políticas públicas para a Educação Profissional de nível médio, pretendeu-se investigar as normativas educacionais que regem o ensino médio integrado no âmbito do IFB. Para o estudo, foi realizada pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os pressupostos defendidos por Stake (2007) permeiam esta pesquisa que se caracterizou como um estudo de caso, cuja geração de dados teve aportes em documentos e entrevistas. Posteriormente fez-se a análise documental e a análise de conteúdo nos moldes de Bardin, 2016. A partir da percepção dos estudantes sobre o ensino médio integrado, buscou-se conhecer suas visões, balizadas por discussões que se inseriram no âmbito dos movimentos e iniciativas da referida modalidade de ensino. Assim, contribui-se para estudos e reflexões acerca do ensino médio integrado, na construção e reconstrução de propostas pedagógicas e curriculares.
Abstract: This study aimed to verify the perceptions of students, dropouts and graduates of the first class (2015-17) of the Integrated High School in Electromechanics of the Federal Institute of Brasilia (IFB), in the context of educational reforms. To this end, it sought to recover the historical course of educational public policies in Brazil, with regard to integrated high school, from the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB), Law n. 9,394, of december 20, 1996 until Law n. 13.415 of 16 february 2017. In addition, based on public policies for vocational secondary education, it was intended to analyze the educational rules governing the integrated high school under IFB. For the study, an exploratory research with qualitative approach was performed. The assumptions defended by Stake (2007) permeate this research that was characterized as a case study, whose data generation had contributions in documents and interviews. Subsequently, documentary analysis and content analysis were conducted along the lines of Bardin (2016). From the students' perception of the integrated high school, we sought to know their views, guided by discussions within the scope of movements and initiatives. of that teaching modality. Thus, it contributes to studies and reflections about integrated high school, in the construction and reconstruction of pedagogical and curricular proposals.
Keywords: Educação profissional
Ensino médio integrado
Formação de professores
Integrated high school
Professional education
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: ECHENIQUE, Micaela Tourné. Ensino médio integrado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Taguatinga: concepção e desafios. 2019. 92 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3056
Document date: 21-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MicaelaTourneEcheniqueDissertacaoParcial2019.pdfDissertação (Parcial)613.87 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.