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Type: Dissertação
Title: Alemão para todos!: confluência de políticas educacionais em prol do ensino/aprendizagem de alemão como língua estrangeira em uma escola pública de Brasília
Author(s): Almeida, Andrea Santin 
First Advisor: Gomes, Candido Alberto
Summary: Esta pesquisa trata da investigação sobre o projeto de ensino/aprendizagem de alemão como língua estrangeira (ALE) em uma escola pública de Brasília. Abordamos: 1) As políticas educacionais públicas em confluência, subjacentes ao acordo firmado entre o governo alemão e a Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o qual encontra-se regulamentado por intermédio de termo de cooperação técnica; 2) A resultante obtida da triangulação entre o item anterior e os discursos sobre o(s) significado(s) atribuídos ao referido projeto de ensino, proferidos pelos corpos docente, discente e de gestão escolar no âmbito do ensino/aprendizagem do idioma alemão na escola alvo. Com esse intuito, foram inicialmente apreciados os dois últimos projetos político-pedagógicos da escola em questão (PPPs 2014 e 2017) e o termo de cooperação técnica, firmado pela primeira vez em 2007. Percebemos nosso objeto de pesquisa em suas dimensões micro e macrossociológicas, de acordo com Gomes (2005) e Stake (2011), e o contextualizamos considerando a trajetória das geopolíticas linguísticas no Brasil, respaldando-nos em autores como Fairclough (2006), Hallyday (2001), Rajagopalan (2005) e Vesentini (2016). Com esse recorte epistemológico, procuramos compreender quais os significados do projeto de ALE para os que estão nele envolvidos. Embasando-nos na linguística aplicada, buscamos a significância do projeto educacional por intermédio de análise crítica com enfoque sócio-histórico. Utilizamos o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2009) para desvendar o caráter polissêmico dos textos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise interpretativa que devido a sua complexidade não excluiu a quantificação quando essa se fez necessária (GUNTER, 2006). Empregamos os instrumentos de coleta: caderno de campo, documentos e relatórios sobre o curso, dados estatísticos do curso de ALE (fornecidos pela secretaria escolar), roteiros para entrevistas semiestruturadas e questionários. Os dados gerados nos levaram a delinear o perfil dos atores sociais envolvidos e suas expectativas diante do projeto. As motivações, incentivos, oportunidades e desafios relatados foram sistematizados e registrados, bem como a crescente demanda pelo curso desde sua implantação. Consideramos a oferta e procura pelo curso de ALE na escola alvo enquanto pontos do “Cubo em Eco” a articular as dimensões macro e micro das geopolíticas linguística historicamente em curso em Brasília. Sua comunidade escolar, oriunda de diversos segmentos sociais, está a reverberar a influência das Línguas Estrangeiras Modernas (LEMs) europeias de forma peculiar; muitos dos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem se relacionam de forma dialógica (FREIRE, 2005) diante do curso de ALE. O “mergulho” deles em outra cultura com uma diferente visão de mundo os faz simultaneamente refletir sobre a sua brasilidade. Esta condição é constantemente redefinida mediante essa dinâmica intercultural – situação “entre culturas” – a que se expõem (HALL, 2006). Isso é evidente sobretudo entre aqueles que vivem experiência(s) de imersão em alemão ao participar de oficinas culturais, bolsas de estudo, intercâmbios educacionais e/ou de formação profissional. Atentamos para o fato de que o desenvolvimento do projeto de ALE oferecido de forma democrática em uma escola pública de Brasília, portanto longe das regiões de colonização e/ou influência cultural germânica no Brasil, foi possível devido à pré-existência e confluência de uma série políticas públicas, a saber: - as políticas governamentais educacional e urbanística engendradas na capital, concebidas respectivamente por Anísio Teixeira e Lúcio Costa; - política educacional de criação e implantação dos Centros Interescolares de Línguas (CILs), os quais têm popularizado e democratizado o ensino de línguas estrangeiras modernas no Distrito Federal (DF); - política exterior brasileira voltada para o estabelecimento e/ou ampliação de acordos de cooperação de caráter multilateral ou bilaterais em diversas áreas, incluindo as de educação e cultura, intensificada sobretudo entre os anos de 1990 a 2015; - política de governo alemã voltada para a ensino ensino, promoção e expansão da língua e cultura teutônicas pelo mundo.
Abstract: This research is related to the “teaching/learning” project of German as Foreign Language (GFL) at a public school in Brasília. It leads with: 1) The public educacional policies in confluence, established prior to the agreement between the German government and the Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) – the government education office of the Distrito Federal (DF). Such agreement has been regulated by a technical cooperation term; 2) The result obtained by the triangulation between the first topic and the speeches related to the project‟s meaning(s) that have been spoken by teachers, pupils and scholar managers whom are inserted in GFL‟s project context at the refered school. With this aim, at first this research leaded with the two last political-pedagogical projects of the target-school (PPPs 2014 and 2017) and the technical cooperation term, signed for first the first time in 2007. The object of study is discerned in its micro and macro sociological dimensions, according to Gomes (2005) and Stake (2011). The object is also contextualized considering the history of the linguistic geopolitics in Brazil based on authors as Fairclough (2006), Hallyday (2001), Rajagopalan (2005) and Vesentini (2016). With this epistemologichal approach, we intend to understand wich are the significances of GFL‟s project for the ones who are engaged in it. Substantiated by applied linguistics, we search for the meaning of this educational project by focusing a critical analisis based on socio-historical aspects. Content analysis method (BARDIN, 2009) has been applied in order to unravel the polissemic character of the texts. This is a qualitativ research with an interpretativ analyses that, because of its complexity, has not excluded quantificantion whenever it has been necessary (GUNTER, 2006). The instuments for collection employed were: field notebook, documents and reports related to GFL‟s course, statistics data about the course (gaven by the scholar office), scripts for semi-structured interviews and questionaires. Generated data resulted in drawing the profile of the social actors involved in and their expectations over the course. The spoken motivations, incentives, oportunities, challenges have been systematized and registered as well as the increasing demand for GFL‟s course since its implementation. The demand and supply of GFL‟s at the target school were considered as points of the “Echo Cube” that articultates macro and micro dimesions of the linguistic geopolitics historically ongoing in Brasília. The scholar community derives from diverse social strata and reverberates the influence of European Modern Foreign Languages (MFLs) in a singular way. Many of those who are involved with the “teaching/learning” process establish dialogical relationships with GFL‟s course. Their imersion into another culture with a diferent world perspective make them reflect on their “Brazilianty”. This condition is steadly redifined by this intercultural dynamic – situation “between cultures” – in which they are involved. This fenomenum is clear mainly among those who live German immersion experience(s) by participating on cultural workshops, scholarships, educational exchanges and/or professional training.
Keywords: Geopolítica linguística
Ensino/aprendizagem do alemão como língua estrangeira (ALE)
Escola pública em Brasília
Language geopolitics
Teaching/learning of German as a foreign language (ALE)
Public school in Brasilia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: ALMEIDA, Andrea Santin. Alemão para todos!: confluência de políticas educacionais em prol do ensino/aprendizagem de alemão como língua estrangeira em uma escola pública de Brasília. 2019. 251 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Parcial
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3053
Document date: 19-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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