Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3030
Type: Dissertação
Title: Mudanças psicossociais em adolescentes com trajetórias no sistema socioeducativo e inseridos no Programa Jovem Aprendiz
Author(s): Silva, Geraldo Adair da 
First Advisor: Fukuda, Cláudia Cristina
Summary: A pesquisa objetivou compreender as mudanças psicossociais em adolescentes com trajetória no sistema socioeducativo e inseridos no Programa Jovem Aprendiz, numa entidade sem fins lucrativos do Distrito Federal. Como referencial teórico, empregou-se a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Realizou-se um estudo exploratório, descritivo, com método baseado na inserção ecológica e no estudo de casos múltiplos, mediante a realização de entrevista semiestruturada, diário de campo e grupo de intervenção. Os participantes foram nove adolescentes com idade entre 16 e 20 anos. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. As categorias analisadas foram: a) trajetórias de vida atravessadas pelo desamparo e pela violência; b) relações com a Justiça; c) transição ecológica; d) aportes ou fatores favoráveis ao desenvolvimento saudável; e) sobre a impossibilidade de sonhar?!. Os resultados evidenciaram que os adolescentes chegaram ao Programa Jovem Aprendiz já dispostos à mudança, de forma que o Programa não eliciou o processo de mudança, mas possibilitou que ele se efetivasse e que outras mudanças ocorressem mediante a assunção de papel social atinente à identidade de trabalhador e sua relação com a elaboração de projeto de vida desvinculado do ato infracional e orientado para novas trajetórias no curso de vida dos adolescentes.
Abstract: This paper aimed to understand the psychosocial changes in adolescents with a trajectory in the socio-educational system and inserted in the Young Apprentice Program, in a non-profit entity in the Federal District. As a theoretical framework, the Bioecological Theory of Human Development was used. An exploratory, descriptive study was carried out, with a method based on ecological insertion and the study of multiple cases, through semi-structured interviews, field diaries and intervention groups. Participants were nine adolescents aged 16 to 20 years. For data treatment, Bardin's content analysis was used. The categories analyzed were: a) life trajectories crossed by helplessness and violence; b) relations with Justice; c) ecological transition; d) contributions or factors favorable to healthy development; e) about the impossibility of dreaming?!. The results showed that young people arrived at the Young Apprentice Program already willing to change so that the Program did not elicit the change process, but enabled it to take effect and other changes to occur through the assumption of a social role related to the identity of worker and its relationship with the elaboration of a life project disconnected from the infraction and oriented towards new trajectories in the adolescents’ life course..
Keywords: Adolescente infrator
Medidas socioeducativas
Programa Jovem Aprendiz
Aprendizagem profissional
Adolescent offender
Educational measures
Young Apprentice Program
Professional learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Programa Stricto Sensu em Psicologia
Citation: SILVA, Geraldo Adair da. Mudanças psicossociais em adolescentes com trajetórias no sistema socioeducativo e inseridos no Programa Jovem Aprendiz. 2020. 112 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
Access Type: Acesso Parcial
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3030
Document date: 25-Sep-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeraldoAdairdaSilvaDissertacaoParcial2020.pdfDissertação1.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.