Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3019
Type: Dissertação
Title: Estratégia de comunicação do Banco do Brasil com a Geração Z
Author(s): Batista, Adelle Talita Matos 
First Advisor: Bessa, Leandro
Summary: Estudo de caso para entender como o Banco do Brasil, com mais de 200 anos, tem trabalhado para atrair a preferência dos clientes da Geração Z, tendo que lidar com o aumento da concorrência no setor financeiro e a multibancarização dos clientes. Foi realizada uma pesquisa aplicada de caráter exploratório com abordagem qualitativa, fazendo uso de técnicas bibliográficas fundamentadas na teoria dos autores Bostman, Francis, Lipovestky, Maffesolli e Mannheim que abordam a teoria das gerações e comportamento de consumo. Analisamos também, sob o ponto de vista linguístico, as campanhas institucionais do Banco do Brasil com base na teoria de Jacobson. Além de relatórios do setor, bibliografia dedicada a história do Banco do Brasil e do Sistema Financeiro Nacional (Costa Neto e Oliveira) e observação direta das ações da empresa. Vimos que a publicidade institucional não pode fazer o trabalho de rejuvenescer a marca sozinha. É preciso que a estratégia de conquista de novos clientes direcione ações e investimentos para a entrada massificada da Geração Z garantindo a perenidade dos negócios e sobrevivência da empresa a longo prazo.
Abstract: Case study to understand how Banco do Brasil, a company over 200 years old, has worked to attract the preference of Generation Z customers, dealing with increased competition in the financial sector and the multibancarization of customers. An exploratory applied research with a qualitative approach was carried out, using bibliographic techniques based on the theory of the authors Bostman, Francis, Lipovestky, Maffesolli and Mannheim, who approach the theory of generations and consumption behavior. We also analyze, from a linguistic point of view, Banco do Brasil institutional campaigns based on Jacobson's theory. Also sector reports, a bibliography dedicated to the history of Banco do Brasil and the National Financial System (Costa Neto e Oliveira) and direct observation of the company's actions. We have seen that institutional advertising alone cannot do the job of rejuvenating the brand. It is necessary that the strategy of conquering new customers direct actions and investments for the mass entry of Generation Z, guaranteeing the perpetuity of the business and the company's long term survival.
Keywords: Publicidade
Geração Z
Gerações
Banco do Brasil
Comportamento de consumo
Advertising
Generation Z
Generations
Bank of Brazil
Consumer behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: BATISTA, Adelle Talita Matos. Estratégia de comunicação do Banco do Brasil com a Geração Z. 2022. 117 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3019
Document date: 30-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdelleTalitaMatosBatistaDissertacao2022.pdfDissertação2.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.