Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3011
Type: Dissertação
Title: Educação 4.0: os desafios na utilização das metodologias ativas e inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino superior
Author(s): Pereira, Waldemar Rosa 
First Advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
Summary: O mundo estrutural está em constante evolução, as inúmeras transformações ocorridas ao logo dos anos impactam nas necessidades do ser humano, bem como em sua forma de se relacionar, pensar e agir. Nesse contexto, nos são cobrados cada vez mais conhecimentos e habilidades, sendo imprescindível o domínio das novas tecnologias. O ambiente educacional também é absorvido por essas transformações, exigindo o entendimento e adaptação da chamada educação 4.0, que influencia e vem modificando as formas de ensino-aprendizagem, exigindo gestão do ensino cada vez mais eficiente e eficaz com docentes abertos às mudanças, criativos, inovadores e que facilitem o processo educacional no sentido de contribuir para que os alunos tornem-se cada vez mais autônomos e que consigam estar preparados para as demandas em sociedade e para o mercado de trabalho. Esta dissertação teve o objetivo de analisar os desafios da a utilização das metodologias ativas e da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem na Faculdade Católica Rainha da Paz, com base nas percepções e opiniões dos seus decisores (gestores e docentes). Para isso, foi utilizada metodologia de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que possibilitou analisar e interpretar detalhadamente a percepção dos entrevistados com relação aos temas chaves na Instituição: educação 4.0, metodologias ativas e tecnologias digitais de informação e comunicação. A pesquisa foi aplicada a dez participantes, os quais responderam a um roteiro de entrevista semiestruturada para composição da amostra. Os resultados apontaram que a educação 4.0 ainda está em fase de implementação na Instituição pesquisada. Foi destacado ainda pelos participantes que tanto professores, alunos e a instituição de maneira geral, ainda estão se adaptando frente ao entendimento bem como às práticas proporcionadas a educação 4.0.
Abstract: The entire world in its transformation occurred in the need to be human impacts, as well as its years of transformation of the need to be human. In this case, we are increasingly demanding knowledge and skills, requiring the context of mastering new technologies. The educational environment is adapted by these changes, also the adaptation of education and the adaptation of the call that will influence and change open teaching-learning, and open teaching-learning management more, and teaching management increasingly efficient, creative and effective innovators that facilitate the educational process in order to help students become more prepared to be prepared and that they can be increasingly prepared according to the needs of society and the labor market. This dissertation was based on the challenges of using learning methodologies and their learning methods at Faculdade Rainha da Pa). For this, a research methodology with a qualitative approach was used, which was used to study and deepen the perception of communication in the creation of tools in relation to the themes. The sample was applied to ten participants, who responded to a semi-structured interview script to compose the composition. The results pointed out that Education 4.0 is still being implemented in the researched institution. It was also highlighted by the participants that teachers, students and a general education institution, still adapting to the understanding as well as the practices provided to 4.0.
Keywords: Inovação educacional
Modelos educacionais
Tecnologias educacionais
Covid-19
Educational innovation
Educational models
Educational technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: PEREIRA, Waldemar Rosa. Educação 4.0: os desafios na utilização das metodologias ativas e inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino superior. 2022. 100 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3011
Document date: 8-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WaldemarRosaPereiraDissertacao2022.pdfDissertação1.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.