Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3010
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Wagner George-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280205609021582por
dc.contributor.advisor1Cunha, Célio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8960254836406881por
dc.date.accessioned2022-08-25T13:53:05Z-
dc.date.issued2022-04-18-
dc.identifier.citationFERNANDES, Wagner George. Educação do campo e o desempenho escolar de estudantes trabalhadores: percepções e perspectivas discentes. 2022. 116 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3010-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a relação entre a educação do campo e o desempenho escolar de estudantes trabalhadores de uma Unidade Escolar Estadual, localizada no distrito de Caramujo, município de Cáceres, no estado de Mato Grosso, sendo uma escola que oferta educação do campo. Assim, são expostos os aspectos que envolvem a caracterização do que se considera a educação do campo e as relações de ensino e aprendizagem com estudantes trabalhadores e os desafios que permeiam essas relações no desempenho escolar dos estudantes, na perspectiva discente. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, com duas frentes de abordagem: estudos de gabinete, orientados com leitura de referenciais teóricos que tratam desta temática e trabalho de campo em pesquisa participante, com entrevistas semiestruturadas e sistematização dos dados coletados, atividades a serem desenvolvidas. Verifica-se que a Unidade Escolar apresenta identidade de escola do campo, necessitando de adequações ao currículo para práticas pedagógicas em consonância com as realidades dos discentes trabalhadores rurais, pois as relações entre o espaço e o tempo interferem no desempenho escolar.por
dc.description.abstractThis research analyzes the relationship between rural education and the school performance of working students at a State School Unit, located in the District of Caramujo, municipality of Cáceres, in the State of Mato Grosso. It is a school that offers rural education. Thus, the aspects that involve the characterization of what is considered rural education and the teaching and learning relationships with working students and the challenges that permeate these relationships in the students' school performance, from the student perspective, are exposed. This is a qualitative study, with two fronts of approaches: office studies, guided by the reading of theoretical references that deal with this theme and fieldwork in participatory research, with semi-structured interviews and use of a field diary and systematization of the data collected from the activities to be developed. It appears that the School Unit presents the identity of a rural school, requiring adjustments to the curriculum for pedagogical practices in line with the realities of rural working students, as the relationships between space and time interfere in school performance.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/10116/WagnerGeorgeDissertacao2022.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Stricto Sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEstudantes trabalhadorespor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectWorking studentseng
dc.subjectSchool performanceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação do campo e o desempenho escolar de estudantes trabalhadores: percepções e perspectivas discentespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WagnerGeorgeDissertacao2022.pdfDissertação1.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.