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Type: Tese
Title: Formação inicial de professores para a educação bilíngue de surdos
Author(s): Kodama, Queila Pahim 
First Advisor: Síveres, Luiz
Summary: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a formação inicial de professores para a Educação Bilíngue de Surdos, tendo em vista a dicotomia existente entre dois normativos legais que orientam este modelo educacional, o Decreto nº 5626/2005 e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008. A mesma teve como norteador o seguinte problema: por que a formação inicial de professores bilíngues, proposta a partir da perspectiva de educação de Surdos nesses normativos legais, atende de forma limitada às especificidades de Educação Bilíngue de Surdos? A relevância do estudo relaciona-se ao constante debate sobre o processo formativo de professores, ao expressivo contingente de pessoas Surdas existentes no país que precisam ter seus direitos garantidos pelas políticas públicas e ao crescente interesse pelas questões ligadas à educação de Surdos. Para a fundamentação teórica sobre as políticas de formação inicial de professores, ancorou-se nas ponderações relacionadas a sobreposição, descontinuidade e falta de diálogo entre governos, discutidas por Gatti e Barreto (2009), Gatti, Barreto e André (2011), Gatti et al (2019), Saviani (2008a, 2008c, 2009, 2011), Libâneo (2009, 2011), Brzezinski (2007, 2014, 2018), entre outros. Como arcabouço teórico sobre a diferenciação da surdez sob a perspectiva médica, que caracteriza o Surdo como Pessoa com Deficiência e alvo da Educação Especial, da visão histórica, linguística e cultural, que a compreende como diferença e, por este motivo, necessita de uma modalidade educacional própria, a bilíngue, utilizaram-se os preceitos de Quadros (1997, 2014), Vieira-Machado (2016), Stumpf (2010), Strobel (2009), Lacerda (1996, 1998, 2000), Skliar (2016), dentre outros. Esta investigação tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa, pautada na triangulação das fontes de evidência para a geração dos dados e na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) para a exploração dos resultados. Os dados foram obtidos no ano de 2020 e constitui-se de entrevista semiestruturada feita com três professoras Surdas e três não surdas de uma escola bilíngue do Distrito Federal; questionários com duas pesquisadoras e entrevistas com outras três da área de educação e formação de professores para a educação de Surdos, totalizando onze respondentes, e análise documental dos instrumentos legais selecionados. Os resultados obtidos pelas inferências e interpretações evidenciaram que, apesar dos avanços e conquistas trazidas pelo reconhecimento e regulamentação da Libras como língua das pessoas Surdas brasileiras e da instituição da Educação Bilíngue de Surdos, através da alteração da LDB de 1996, pela Lei nº 14.191 de 3 de agosto de 2021, publicada na finalização desta pesquisa, ainda são necessários direcionamento e clareza para a formação inicial de professores bilíngues, como a definição e especificação dos cursos de formação inicial e continuada, instituição de material didático bilíngue e de metodologias de avaliação de estudantes Surdos bilíngues.
Abstract: This research aims to analyze the initial training of teachers for bilingual education of the deaf students, in view of the existing dichotomy between two legal norms that guide this educational model, Decree nº 5262/2005 and the National Policy of Special Education in the Inclusive Perspective of 2008. For this purpose, this study was guided for the following question: why does the initial training of bilingual teachers meet in a limited way to the specificities of Bilingual Education of the Deaf, as it is proposed from the perspective of deaf education in these legal norms? The significance of this study is related to the constant debate about the teacher training process, to the expressive contingent of deaf people in the country who need to have their rights guaranteed by public policies, and the growing interest in questions related to deaf education. The theoretical foundation on the policies of initial teacher training, it was based on the considerations about overlap, discontinuity, and lack of dialogue between governments, discussed by Gatti and Barreto (2009), Gatti, Barreto and André (2011), Gatti et al (2019), Saviani (2008a, 2008c, 2009, 2011), Libâneo (2009 and 2011), Brzezinski (2007, 2014, 2018), among others. As a theoretical framework on the differentiation of deafness from the medical perspective, which characterizes the Deaf as a Person with Disabilities and target of Special Education, from the historical, the linguistic and the cultural view, which understands it as a difference and, for this reason, needs a modality bilingual educational system, the guidelines used was the precepts of Quadros (1997, 2014), Vieira-Machado (2016), Stumpf (2010), Strobel (2009), Lacerda (1996, 1998, 2000), Skliar (2016), among others. This investigation has a descriptive character, with a qualitative approach. It is based on the triangulation of the sources for data collection and content analysis proposed by Bardin (2016) for the exploration of the results. Data generation was performed in 2020 and consists of semi-structured interview with three deaf teachers and three non-deaf teachers from a bilingual school in the Federal District. Researchers in teaching education training of Deaf answered questionaries and participated in interviews. Two researchers answered questionaries, and three researchers participated in interviews, totaling eleven respondents. In addition to the interviews and questionaries, legal documents were analyzed and triangulated with the data. The results obtained by the conclusions and interpretations showed that, despite the advances and achievements brought by the recognition and regulation of Libras as the language of the Brazilian Deaf people and the institution of Bilingual Education of the Deaf, through the amendment of the LDB of 1996, by Law nº 14.191 of August 3, 2021, published at the end of this research, it is still necessary direction and clarification to the bilingual teaching education training, such as the definition and specification of initial and continuing training courses, institution of bilingual teaching material and assessment methodologies for bilingual Deaf students.
Keywords: Bilinguismo
Educação de surdos
Formação inicial de professores bilíngues
Initial training of bilingual teachers
Deaf education
Bilingualism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: KODAMA, Queila Pahim. Formação inicial de professores para a educação bilíngue de surdos. 2022.191 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/3008
Document date: 24-Feb-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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