Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2994
Type: Dissertação
Title: Ambiente de apoio à tomada de decisão no âmbito da gestão de educação à distância
Author(s): Moreno, Jomara Ramos 
First Advisor: Ferneda, Edilson
First co-advisor: Prado, Hércules Antonio do
Summary: O presente trabalho propõe apresentar um modelo de acompanhamento aos alunos da modali- dade de educação à distância (EaD), buscando identificar no AVA Moodle aqueles com risco de evasão, e avaliar esse modelo como um ambiente de apoio à tomada de decisão baseado em dados visuais (dashboards). Tal avaliação foi realizada por meio de um grupo focal composto por colaboradores do segmento de educação à distância. Os indicadores apresentados no ambi- ente de apoio foram selecionados baseado em levantamento bibliográfico e validados com os participantes do grupo focal via questionário (que fora aplicado previamente ao encontro do grupo). Os indicadores são referentes a notas, participação nas atividades e desempenho geral na disciplina e, assim, concluiu-se que o ambiente de apoio, por meio da visualização gráfica de dados estratégicos, melhora a percepção dos professores, tutores, analistas e coordenadores sobre a situação geral do ciclo de vida dos estudantes, auxiliando na identificação prévia dos alunos com risco de evasão e, consequentemente, no planejamento de ações que visam mitigar este risco de evasão nos cursos à distância.
Abstract: The present work proposes to present a monitoring model to distance learning students, seeking to identify in the Moodle those at risk of dropping out and, to evaluate this model as a support environment for decision-making based on visual data (dashboards). This assessment was carried out through a focus group, composed of employees from the distance education segment. The indicators presented in the support environment were selected based on a bibliographic survey and validated with the participants of the focus group, via a questionnaire that had been applied previously to the group meeting. The indicators refer to grades, participation in activities and general performance in the discipline. It was concluded that the support environment, through the graphic visualization of strategic data, improves the perception of teachers, tutors, analysts and coordinators information about the general situation of the students' life cycle, helping in the prior identification of students at risk of dropping out and, consequently, in the planning of actions aimed at mitigating this risk of dropping out in distance courses.
Keywords: Educação à distância
Mineração de dados educacionais
Predição de evasão
Desempenho do estudante
Sistema de tomada de decisão
Decision making system
Educational data mining
Student performance
Avoidance prediction
Distance education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação
Citation: MORENO, Jomara Ramos. Ambiente de apoio à tomada de decisão no âmbito da gestão de educação à distância. 2022. 86 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2994
Document date: 18-Feb-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Governança, Tecnologia e Inovação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JomaraRamosMorenoDissertacao2022.pdfDissertação3.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.