Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2977
Type: Dissertação
Title: A percepção do professor em relação ao uso das tecnologias digitais no ensino médio da Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire
Author(s): Silva, Jairo Alves da 
First Advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
Summary: A pesquisa investigou as percepções e os efeitos do uso das tecnologias digitais e os desafios vivenciados pelos professores do ensino médio na utilização das tecnologias digitais em sala de aula. A base para a discussão teórica esteve apoiada em autores das áreas da Filosofia, Educação e Comunicação, que têm dedicado suas pesquisas aos impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em toda a sociedade, A questão de pesquisa é: qual a percepção de professores do ensino médio sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas docentes? O objetivo geral foi analisar a percepção dos professores no uso de tecnologia digitais em uma escola pública de ensino médio. Para isso, foi utilizada a Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire, como campo de pesquisa, que está localizada no município de São José dos Quatro Marcos – MT, que trabalha com o atendimento de alunos do Ensino Médio de tempo integral. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve por base a realização de entrevistas individuais semiestruturadas. Foram entrevistados dez professores de Ensino Médio. Os resultados indicam que foi possível concluir que as TDIC, quando usadas com fim educacional / pedagógico, ampliam as possibilidades de o professor ensinar e o estudante em aprender mais e melhor. Assim, podem contribuir para a produção do conhecimento e a melhoria do processo de aprendizagem. Foi também identificada uma maior frequência de uso das tecnologias digitais por parte dos professores, relatos de uso de tecnologias digitais sendo atrativos para os alunos possibilitando maior aprendizagem. Além de questões como a precária infraestrutura da escola, formação insuficiente para a utilização das tecnologias digitais e a falta de tempo, o imaginário em aceitar o novo parece ainda ser também um fator que incide sobre o baixo uso das tecnologias em sala de aula.
Abstract: The research investigated the perceptions and effects of the use of digital technologies and the challenges experienced by high school teachers in the use of digital technologies in the classroom. The basis for the theoretical discussion was supported by authors from the areas of Philosophy, Education and Communication, who have dedicated their research to the impacts of Information and Communication Technologies (ICTs) throughout society. high school teachers on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in their teaching practices? The general objective was to analyze the perception of teachers in the use of digital technology in a public high school. For this, the State School Deputado Bertoldo Freire was used as a research field, which is located in the municipality of São José dos Quatro Marcos - MT, which works with the service of full-time high school students. The qualitative research was based on semi-structured individual interviews. Ten high school teachers were interviewed. The results indicate that it was possible to conclude that the TDICs, when used with educational/pedagogical purposes, expand the possibilities for the teacher to teach and for the student to learn more and better. Thus, they can contribute to the production of knowledge and the improvement of the learning process. A greater frequency of use of digital technologies by teachers was also identified, reports of the use of digital technologies being attractive to students, enabling greater learning. In addition to issues such as the precarious infrastructure of the school, insufficient training for the use of digital technologies and the lack of time, the imaginary in accepting the new also seems to be a factor that affects the low use of technologies in the classroom.
Keywords: Tecnologias digitais
Percepção do professor
Educação e tecnologias
Education and technologies
Digital technologies
Teacher perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: SILVA, Jairo Alves da. A percepção do professor em relação ao uso das tecnologias digitais no ensino médio da Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire. 2022. 95 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2977
Document date: 9-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JairoAlvesdaSilvaDissertacao2022.pdfDissertação1.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.