Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastro, Daniela dos Santos Borges-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661841959948379por
dc.contributor.advisor1Sousa, Carlos Ângelo de Meneses-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1313028025195912por
dc.contributor.advisor-co1Paixão, Divaneide Lira Lima-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4172854874302524por
dc.date.accessioned2022-07-13T17:09:15Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationCASTRO, Daniela dos Santos Borges. PNE, Meta 4 e sua implementação nos serviços de atendimento educacional especializado aos alunos das altas habilidades ou superdotação. 2022. 113 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2973-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo analisar como o PNE, em sua Meta 4, tem sido implementado nos serviços de Atendimento Educacional Especializado a alunos das altas habilidades ou superdotação na Rede Pública de Ensino do DF, em polo operante, junto aos professores neste respectivo lócus. Buscou-se, para entendimento do estudo, contextualizar os cenários do Plano Nacional de Educação desde sua gênese e caracterizar os serviços de AEE, após descrição inicial do público referido. As principais referências teóricas utilizadas foram: Mantoan; Renzulli; Delou, entre outros. Quanto à abordagem metodológica, adotou-se a abordagem qualitativa (Creswell), para, então, a partir dela, verificar a efetividade da legislação pertinente ao AEE aos AH/SD, e que para sua respectiva análise seguiu-se os passos do Método Fenomenológico de Giorgi, partindo de entrevista do tipo semiestruturada com fins à reunião de dados da pesquisa realizada. Os participantes da pesquisa foram quatro professores do AEE. Os resultados obtidos a partir desta pesquisa sinalizaram que, na compreensão dos envolvidos, a legislação referente ao AEE é farta, porém não se efetiva satisfatoriamente nos respectivos serviços de atendimento, pois nem todos os potenciais alunos com indicadores de altas habilidades ou superdotação chegam a ser identificados e encaminhados ao Atendimento Educacional Especializado.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze how the National Education Plan, in its Goal 4, has been implemented in the Specialized Educational Services to students of High Abilities or giftedness in DF’s public schools, in an operating pole, along with teachers from this respective locus. We sought to contextualize the scenarios of the National Education Plan since its genesis and characterize the Specialized Educational Services, after an initial description of the public referred. The main theoretical references used were: Mantoan; Renzulli; Delou, among others. As for the methodological approach, the Qualitative research (Creswell) was adopted to, hence, from it, verify the effectiveness of the legislation pertaining to Specialized Educational Services to High Abilities/giftedness, and for its respective analysis followed the steps of Giorgi's Phenomenological Method, starting from a semi-structured interview with the purpose of gathering data from the carried out research. The research participants were four Specialized Educational Services professors. The results obtained from this research indicated that, in the comprehension of those involved, the legislation regarding care is large. However, it is not satisfactorily effective in the respective care services, as not all potential students with high skills/giftedness indicators are identified and referred to the Specialized Educational Service.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/9930/DanieladosSantosDissertacao2022.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Stricto Sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectPlano Nacional de Educação - PNEpor
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado - AEEpor
dc.subjectHigh abilitieseng
dc.subjectGiftednesseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePNE, Meta 4 e sua implementação nos serviços de atendimento educacional especializado aos alunos das altas habilidades ou superdotaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanieladosSantosDissertacao2022.pdfDissertação2.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.