Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2973
Type: Dissertação
Title: PNE, Meta 4 e sua implementação nos serviços de atendimento educacional especializado aos alunos das altas habilidades ou superdotação
Author(s): Castro, Daniela dos Santos Borges 
First Advisor: Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
First co-advisor: Paixão, Divaneide Lira Lima
Summary: Esta pesquisa teve por objetivo analisar como o PNE, em sua Meta 4, tem sido implementado nos serviços de Atendimento Educacional Especializado a alunos das altas habilidades ou superdotação na Rede Pública de Ensino do DF, em polo operante, junto aos professores neste respectivo lócus. Buscou-se, para entendimento do estudo, contextualizar os cenários do Plano Nacional de Educação desde sua gênese e caracterizar os serviços de AEE, após descrição inicial do público referido. As principais referências teóricas utilizadas foram: Mantoan; Renzulli; Delou, entre outros. Quanto à abordagem metodológica, adotou-se a abordagem qualitativa (Creswell), para, então, a partir dela, verificar a efetividade da legislação pertinente ao AEE aos AH/SD, e que para sua respectiva análise seguiu-se os passos do Método Fenomenológico de Giorgi, partindo de entrevista do tipo semiestruturada com fins à reunião de dados da pesquisa realizada. Os participantes da pesquisa foram quatro professores do AEE. Os resultados obtidos a partir desta pesquisa sinalizaram que, na compreensão dos envolvidos, a legislação referente ao AEE é farta, porém não se efetiva satisfatoriamente nos respectivos serviços de atendimento, pois nem todos os potenciais alunos com indicadores de altas habilidades ou superdotação chegam a ser identificados e encaminhados ao Atendimento Educacional Especializado.
Abstract: This research aimed to analyze how the National Education Plan, in its Goal 4, has been implemented in the Specialized Educational Services to students of High Abilities or giftedness in DF’s public schools, in an operating pole, along with teachers from this respective locus. We sought to contextualize the scenarios of the National Education Plan since its genesis and characterize the Specialized Educational Services, after an initial description of the public referred. The main theoretical references used were: Mantoan; Renzulli; Delou, among others. As for the methodological approach, the Qualitative research (Creswell) was adopted to, hence, from it, verify the effectiveness of the legislation pertaining to Specialized Educational Services to High Abilities/giftedness, and for its respective analysis followed the steps of Giorgi's Phenomenological Method, starting from a semi-structured interview with the purpose of gathering data from the carried out research. The research participants were four Specialized Educational Services professors. The results obtained from this research indicated that, in the comprehension of those involved, the legislation regarding care is large. However, it is not satisfactorily effective in the respective care services, as not all potential students with high skills/giftedness indicators are identified and referred to the Specialized Educational Service.
Keywords: Superdotação
Altas habilidades
Plano Nacional de Educação - PNE
Atendimento Educacional Especializado - AEE
High abilities
Giftedness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: CASTRO, Daniela dos Santos Borges. PNE, Meta 4 e sua implementação nos serviços de atendimento educacional especializado aos alunos das altas habilidades ou superdotação. 2022. 113 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2973
Document date: 18-Feb-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanieladosSantosDissertacao2022.pdfDissertação2.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.