Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2971
Type: Tese
Title: Habilidades socioemocionais na formação para professores da educação profissional e tecnológica
Author(s): Costa, Bruno Silva 
First Advisor: Síveres, Luiz
Summary: Este estudo, com abordagem qualitativa e com aspectos quantitativos, teve por objetivo investigar a dimensão que as habilidades socioemocionais (HSE) precisariam ocupar na formação continuada para professores da Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Partiu-se do pressuposto de que a formação integral proposta para os estudantes da EPT passa necessariamente pela formação integral dos professores dessa modalidade educacional e, nesse sentido, somente é possível se falar em formação humana integral mediante a vivência das habilidades socioemocionais no percurso formativo. Nessa perspectiva, a pesquisa ancorou-se nos pressupostos da Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida por Howard Gardner, como também na Teoria do desenvolvimento humano de Henri Wallon. O lócus da investigação foi o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, desenvolvido por instituições pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT. Os participantes desse estudo foram os mestrandos e professores desse Programa e optou-se por um recorte temporal considerando os ingressantes entre os anos de 2019 e 2020. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso simples e os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que as HSE são imprescindíveis para a formação dos professores da EPT e devem, assim como o fator cognição, ocupar a dimensão de protagonismo pedagógico no processo formativo. Os resultados obtidos no presente estudo indicam a necessidade de se repensar tanto a formação inicial como a continuada, possibilitando não apenas a inserção das HSE nessas etapas, mas sua vivência concreta, permitindo assim que os indivíduos se percebam como seres completos e dotados de emoções e que contribuam para compreensão de si mesmo e do outro, cumprindo desta forma com a proposta de formação humana e integral.
Abstract: The present study aimed to investigate, with a qualitative approach and with quantitative aspects, the dimention of socio-emotional skills to be held on continuing Teacher Training Programme for teachers who belong to EPT – a Professional and Technological Education. It was assumed that the integral education proposed to the students of EPT includes the teacher’s integral education of its educational category and, in that aspect, the integral human education is only possible provided through socio-emotional skills experienced along with the education itself. From this perspective, the research was based on assumptions taken from Multiple Intelligences Theory, developed by Howard Gardner, and also Human Development Theory, by Henri Wallon. The research was held on a Professional Mastering Program at Professional and Technological Education Institution called ProfEPT, developed by institutions of RFEPCT – The Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. The study candidates were Master’ students, as well as its Programme’s Professors, and also considering new entrants between the years 2019 and 2020, chosen as a time frame. The research methodology used was the Case Study and the data were obtained by applying a questionnaire and cunducting semi-structured interviews. The results revealed that socio-emotional skills are vital for EPT’s Teacher Training Programme and should play a greater role, like the cognition factor, of pedagogical protagonism during the training process.The results obtained in this study indicate the need to rethink both initial and continuing education, enabling not only the insertion of socio-emotional skills in those stages but also in real experiences, thus allowing individuals perceiving themselves as complete beings endowed with emotions, so they can understand themselves and others, therefore, it fulfills the proposed human and integral education.
Keywords: Vivências
Protagonismo
Inteligências múltiplas
Formação humana integral
Integral human formation
Multiple intelligences
Protagonism
Experiences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: COSTA, Bruno Silva. Habilidades socioemocionais na formação para professores da educação profissional e tecnológica. 2022. 195 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2971
Document date: 22-Feb-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunoSilvaCostaTese2022.pdfTese1.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.