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Type: Dissertação
Title: Comunicação organizacional & gamificação: a implementação de games para o fomento das estratégias de comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB)
Author(s): Jesus, Maycon Oliveira de 
First Advisor: Dias, Robson Borges
Summary: O “boom” da internet, iniciado na última década de 90, mudou completamente o mundo em que vivemos. Esse fenômeno não só transformou a sociedade, como também alavancou o advento tecnológico que vivemos nos dias atuais. Todas essas mudanças afetaram nossa forma de viver, consumir, comunicar e nos relacionar, e no ambiente organizacional não foi diferente. Se a sociedade como um todo se transforma, as organizações precisam se moldar a esse novo cenário. Nesta perspectiva, para todos os lados que olhamos, observamos empresas de diferentes segmentos reinventado a comunicação e o relacionamento com seus públicos estratégicos, elevando a comunicação organizacional a um patamar jamais visto. Partindo desta premissa, pensar a comunicação das organizações de forma planejada, parte do princípio de que as estratégias de comunicação precisam apresentar soluções criativas e inovadoras. É nesse cenário inovativo e altamente tecnológico, vivenciado pelas organizações, que surgiu a ideia de estudar a gamificação1 como elemento estratégico da comunicação organizacional. Conforme defendido por autores da área, a gamificação consiste na implementação de mecanismos de games2, nos processos estratégicos das organizações, com o principal objetivo de se aproximar dos seus públicos, afim de mantê-los em um ciclo de engajamento contínuo, trazendo uma série de benefícios para as partes envolvidas: a organização, que passa a ter uma aproximação maior com seus públicos no ambiente digital e também fora dele; e os clientes, que vivenciam uma experiência de marca única, que possibilita uma sensação de pertencimento e participação ativa em relação à própria organização. Portanto, essa dissertação tem como objetivo geral “analisar como ocorreu o processo de implementação dos projetos de gamificação utilizados pela Universidade Católica de Brasília (UCB) para fomentar o relacionamento e engajamento dos estudantes com os projetos de pesquisa e extensão, serviços e infraestrutura da instituição”. E para alcançar os objetivos e responder o problema de pesquisa deste projeto, foi utilizada a metodologia de estudo de caso, com a realização de uma pesquisa documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas aos principais envolvidos com os projetos UCB Experience3 e UCB Universe4. Para construção do estado da arte, foram utilizados os termos “gamification”, “gamificação”, “gamification and communication”, “gamificação e comunicação”, “jogos digitais” e “games”, que serviram para estruturar a justificativa e validar a realização deste estudo. Já o referencial teórico sintetiza e esclarece os principais conceitos sobre o universo da comunicação organizacional e da gamificação, que são as áreas de estudo desta dissertação.
Abstract: The internet boom, initiated in the late 1990s, completely changed the world we live in. This phenomenon not only transformed society, but also leveraged the technological advent that we are experiencing today. All these changes have affected our way of living, consuming, communicating and relate to each other, and it was no different in the organizational work environment. If society as a whole is changing, organizations need to mold themselves to this new scenario. From this perspective, everywhere we look we see companies from different segments reinventing their communication and relationship with their strategic publics, taking organizational communication to a level never seen before. Starting from this premise, thinking about the communication of organizations in a planned way assumes that communication strategies need to present creative and innovative solutions. In this innovative and highly technological scenario, experienced by organizations, arose the idea of studying gamification as a strategic element of organizational communication. As defend by specialist in the field, gamification5 consist of implementing mechanisms of games6 in the strategic processes of organizations, which the main objective is to approach their main audiences in order to keep them in a cycle of continuous engagement, bringing a series of benefits for the parties involved: the organization, which starts to have further approximation with its audiences in the digital environment and also outside of it; and the customers, who experience a unique brand experience, which enables a sense of belonging and active participation in relation to the organization itself. Therefore, this work aims to “analyze how the process of implementing the gamification projects used by Universidade Católica de Brasília (UCB) happened in the school to foster the relationship and engagement of students with the institution’s research and extension projects, services and infrastructure. And to achieve the objectives and answer the research problem of this project, it was used the case study methodology, with the accomplishment of a documental research and application of semi-structured interviews with the main people involved with UCB Experience7 projects and UCB Universe8. To build the state of art, the terms “gamification”, “gamificação”, “gamification and communication”, “gamificação e comunicação”, “jogos digitais” and “games” where used, which served to structure the justification and validate the realization of this study. The theoretical framework, on the other hand, synthesizes and clarifies the main concepts about the universe of organizational communication and gamification, which are the study areas of this dissertation.
Keywords: Games
Gamificação
Comunicação organizacional
Organizational communication
Communication strategies
Gamification
Games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: JESUS, Maycon Oliveira de. Comunicação organizacional & gamificação: a implementação de games para o fomento das estratégias de comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB). 2022. 402 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2960
Document date: 7-Apr-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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