Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2939
Type: | Dissertação |
Title: | Análise do ingresso democrático ao cargo de diretor na qualidade da educação |
Author(s): | Cardoso, Vinicius ![]() |
First Advisor: | Santos, Robson Douglas Tigre |
Summary: | Refletir a respeito da gestão democrática no ambiente escolar, em especial no ingresso ao cargo de diretor, implica em compreender a correlação da qualidade das entregas dessa honrosa atividade. À luz da descentralização da democracia como instrumento que traz melhores benefícios para a educação, o objetivo da pesquisa é apresentar uma análise do processo de seleção dos diretores na qualidade educacional, representada pelo desempenho dos alunos da rede pública brasileira. A concepção da qualidade produzida é a performance média dos estudantes por escola nos conceitos de Taxa de Rendimento Escolar, Saeb, Ideb e Enem. Os resultados são gerados por meio de Regressão Linear Múltipla pelo Mínimo Quadrado Ordinários (MQO) robusta. Dessa forma, o resultado obtido foi que o diretor investido por seleção da comunidade escolar, apesar de ser munido de confiança e da identificação dos eleitores para produzir qualidade na sua gestão, não produz efeitos diretamente nos indicadores educacionais avaliados no ano de 2019. Sendo assim, o estudo entrega subsídios técnico para desenhos de políticas públicas visando ao avanço da educação de qualidade. |
Abstract: | Reflecting on democratic management in the school environment, especially when entering the position of school principal, implies understanding the correlation and consequence of the delivery quality of this honorable activity. In light of the decentralization of democracy as an instrument that brings better benefits to education, the objective of the research is to present a review of the selection process for school principal quality, represented by the performance of students in the brazilian public network. The conception of the quality produced and the average performance of students per school in the concepts of School Performance Rate, Saeb, Ideb and Enem in 2019. The results are generated using Linear Regression Multiple by Ordinary Least Square (MQO) robust. In this way, the final result was that the principal invested by the selection of the school community, despite being trusted and identification of voters to produce quality in management, does not directly affect the selected educational indicators. Thus, the study provides technical support for designing public policies to advance quality education. |
Keywords: | Educação de qualidade Taxa de rendimento escolar Seleção democrática de diretores Democratic selection of diretors School performance rate Quality education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
Program: | Programa Stricto Sensu em Políticas Públicas |
Citation: | CARDOSO, Vinicius. Análise do ingresso democrático ao cargo de diretor na qualidade da educação. 2021. 40 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Políticas Públicas) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2939 |
Document date: | 8-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ViniciusCardosoDissertacao2021.pdf | Dissertação | 814.85 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.