Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2913
Type: Dissertação
Title: As tecnologias digitais de informação e comunicação auxiliando o ensino e a aprendizagem de matemática
Author(s): Paiva, Aírton Rodrigues Gonçalves de 
First Advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
Summary: A pesquisa realizada para elaboração desta dissertação tem como eixo norteador o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) auxiliando o ensino e a aprendizagem de matemática. Esta pesquisa tem como objetivo verificar como o uso das TDICs pode auxiliar o ensino e a aprendizagem de matemática por estudantes do ensino médio. Também visa identificar as possíveis tecnologias digitais de informação e comunicação que podem ser utilizadas verificando a viabilidade de uso para propor o emprego no ensino e na aprendizagem de matemática. Outro ponto a destacar é a inserção das TDICs no planejamento pedagógico das escolas para que os professores possam fazer o uso sistemático desses recursos. Para responder o questionamento de como o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de matemática no ensino médio, levou-se em consideração como premissas teóricas que o uso das TDICs auxilia o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de matemática e que o uso nas escolas depende do planejamento pedagógico realizado pelos docentes. Para a efetivação desta pesquisa foi realizada uma revisão da literatura na base de dados da Scielo com o objetivo de delinear o tema a partir de autores e literaturas que discutem e pesquisam sobre a importância das tecnologias educacionais no ensino e aprendizagem de matemática. A abordagem utilizada foi qualitativa, em que para a coleta dos dados, seis professores de matemática participaram de uma entrevista semiestruturada para responder perguntas voltadas ao uso das TDICs. Os resultados dessa pesquisa mostram que a utilização das TDICs como auxilio no ensino e a aprendizagem de matemática é necessária, mas que é preciso que sejam sanados alguns problemas como a disponibilização desses recursos aos professores e estudantes, assim como proporcionar e incentivar os professores a se capacitarem a partir de formações continuadas.
Abstract: The survey carried out for the elaboration of this dissertation has as a guiding axis the use of digital information and communication technologies (DICTs) helping the teaching and learning of mathematics. This research aims to verify how the use of DICTs can help the teaching and learning of mathematics by high school students. It also aims to identify possible digital information and communication technologies that can be used, verifying the feasibility of using them to propose employment in teaching and learning mathematics. Another point to highlight is the inclusion of DICTs in the pedagogical planning of schools so that teachers can make systematic use of these resources. To answer the question of how the use of digital information and communication technologies can help in the development of mathematics learning in high school, it was considered as theoretical premises that the use of DICTs helps the development of mathematics teaching and learning and that its use in schools depends on the pedagogical planning carried out by the teachers. In order to realization this research, a literature review was carried out in the Scielo database with the aim of delineating the theme based on authors and literature that discuss and research the importance of educational technologies in teaching and learning mathematics. The approach used was qualitative, in which for data collection, six mathematics teachers participated in a semi-structured interview to answer questions related to the use of DICTs. The results of this research show that the use of DICTs as an aid in teaching and learning mathematics is necessary, but that some problems need to be redressed, such as making these resources available to teachers and students, as well as providing and encouraging teachers to be empower from ongoing training.
Keywords: Formação de professores
Aprendizagem
Matemática
Ensino
TDICs
DICTs
Mathematics
Teaching
Learning
Teachers training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: PAIVA, Aírton Rodrigues Gonçalves de. As tecnologias digitais de informação e comunicação auxiliando o ensino e a aprendizagem de matemática. 2021. 97 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2913
Document date: 15-Dec-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AirtonRodriguesDissertacao2021.pdfDissertação1.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.