Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2884
Type: | Dissertação |
Title: | Inovação em práticas pedagógicas: um estudo de caso em uma escola da rede pública do DF |
Author(s): | Carvalho, Ulisses Pereira de |
First Advisor: | Dravet, Florence Marie |
Summary: | Esta dissertação busca investigar as inovações em práticas pedagógicas em uma escola da rede pública do Distrito Federal. O lócus do estudo proposto é a Escola Classe 108 de Samambaia, unidade escolar da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Possui como objetivo central compreender as relações existentes entre o desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes mediadas pelas TICs e a composição de uma educação inovadora. A pesquisa é do tipo exploratória e descritiva e sua abordagem é mista (ou multimétodo). Quanto aos procedimentos, a pesquisa assumiu o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica e buscou correlacionar e interpretar, a partir das percepções de professores da instituição campo de pesquisa, os aspectos e elementos constituintes da inovação em práticas pedagógicas e suas relações com a aprendizagem a partir do uso das TICs. Para a efetiva compreensão desses aspectos, análises quantitativas são adotadas, como complementares, a partir das leituras e interpretações dos dados coletados e apresentados em gráficos, quadros e tabelas. Por fim, o resultado da pesquisa demonstra que componentes inovadores nas relações entre práticas pedagógicas e aprendizagens, a partir do uso das TICs residem em diversas moradas, não havendo um lugar único e fixo. É importante reafirmar tratar-se de um processo amplo e complexo e, como tal, está impregnado de avanços e retrocessos, mas que aos poucos poderá encontrar a direção certa se houver mudanças e adequações aos resultados apontados. |
Abstract: | This dissertation seeks to investigate innovations in pedagogical practices in a public school in the Federal District. The place of the proposed study is School Class 108 Of Samambaia, a school unit of the Federal District's Secretary of Education – SEEDF. Its main objective is to understand the existing relationships between the development of pedagogical teaching practices mediated by ICTs and the composition of an innovative education. The research is exploratory and descriptive and its approach is mixed (or multi-method). As for the procedures, the research assumed the case study and the bibliographical research and sought to correlate and interpret, from the perceptions of professors from the research field institution, the aspects and constituent elements of innovation in pedagogical practices and their relationship with learning to from the use of ICTs. For the effective understanding of these aspects, quantitative analyzes are adopted, as complementary, from the readings and interpretations of the data collected and presented in graphs, charts and tables. Finally, the research result demonstrates that innovative components in the relationship between pedagogical practices and learning, from the use of ICTs, reside in different dwellings, with no single, fixed place. It is important to reaffirm that this is a broad and complex process and, as such, it is impregnated with advances and setbacks, but that, little by little, it will be able to find the right direction if there are changes and adjustments to the results indicated. |
Keywords: | TICs Inovação Práticas pedagógicas Comunicação pedagógica Pedagogical communication Pedagogical practices Innovation ICTs |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
Program: | Programa Stricto Sensu em Comunicação |
Citation: | CARVALHO, Ulisses Pereira de. Inovação em práticas pedagógicas: um estudo de caso em uma escola da rede pública do DF. 2021. 155 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2884 |
Document date: | 10-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UlissesPereiradeCarvalhoDissertacao2021.pdf | Dissertação | 1.55 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.