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Type: Dissertação
Title: Jogos eletrônicos como mídia de comunicação estratégica para o Exército Brasileiro
Author(s): Barros, Marcus de Andrade Monteiro de 
First Advisor: Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Summary: Atento às tendências de comunicação, o Exército Brasileiro (EB) vem, ao longo dos anos, trabalhando formas de se conectar com os seus diferentes públicos para ampliar o alcance dos assuntos relacionados à Instituição. Nesse sentido, a utilização dos jogos eletrônicos pode ter um papel importante, possibilitando novos pontos de contato com a sociedade, o estabelecimento da comunicação e a difusão de conteúdos estratégicos. O objetivo do presente trabalho é explorar as principais características que podem tornar os jogos eletrônicos mídias de comunicação estratégica para o Exército Brasileiro. Para tanto, ele apresenta uma abordagem qualitativa, por intermédio: de uma revisão bibliográfica de obras de autores como Huizinga, Juul, Aaeseth, Frasca, Murray, McLuhan, Edery, Mollick, Santaella, Hallahan, Kunsch, Pérez, Carillo, Verón, entre outros; análise de documentos do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro; e aplicação de uma pesquisa com a técnica de grupo focal para verificar possíveis características que um jogo eletrônico do Exército Brasileiro deve conter para ser considerado divertido ao ponto de ser jogado, identificando requisitos que possam balizar um projeto de desenvolvimento. Trata-se, portanto, de uma pesquisa do tipo exploratória. O trabalho visa unir teoria e prática, academia e mercado, uma vez que o autor faz parte do projeto do EB de desenvolvimento de um jogo eletrônico como mídia de comunicação estratégica, que poderá colaborar para o fomento da economia criativa nacional com a geração de empregos e o incentivo a novos investimentos. O trabalho sugere requisitos estratégicos para um possível jogo do EB, apresenta um quadro com a interseção de definições e possibilidades de utilização dos games como mídia e propõe não só um esquema com fatores que podem tornar um jogo eletrônico divertido ao ponto de ser jogado, mas também um quadro modelo de requisitos para jogos eletrônicos como mídia de comunicação estratégica.
Abstract: Aware to communication trends, the Brazilian Army (EB) has, over the years, been working on ways to connect its different audiences to expand the reach of matters related to the institution. In this direction the use of video games can play an important role, enabling new points of contact with society, the establishment of communication and the dissemination of strategic content. The main goal of this work is to explore the characteristics that can make video games strategic communication media for the Brazilian Army. Therefore, it presents a qualitative approach, such as: a bibliographic review of works by authors such as Huizinga, Juul, Aaeseth, Frasca, Murray, McLuhan, Edery, Mollick, Santaella, Hallahan, Kunsch, Pérez, Carillo, Verón, among others; analysis of documents from the Ministry of Defense and the Brazilian Army; and application of a research with focus group technique to verify possible characteristics that a Brazilian Army video game must contain to be considered fun to the point of being played, identifying requirements that can guide a development project. It is, therefore, an exploratory type of research. The work aims to unite theory and practice, academia and market, since the author is part of the EB project to develop an video game as a strategic communication media, which will be able to contribute to the promotion of the national creative economy with the generation of jobs and encouragement of new investments. The work suggests strategic requirements for a possible EB game, presents a framework with the intersection of definitions and possibilities for using games as a media and proposes not only a scheme with factors that can make an electronic game fun to the point of being played, but also a model framework of requirements for electronic games as a strategic communication medium.
Keywords: Advergame
Jogos eletrônicos
Exército Brasileiro
Comunicação estratégica
Strategic communication
Brazilian Army
Video games
Advergame
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: BARROS, Marcus de Andrade Monteiro de. Jogos eletrônicos como mídia de comunicação estratégica para o Exército Brasileiro. 2021. 149 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2883
Document date: 8-Dec-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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