Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2861
Type: Dissertação
Title: Avaliação da efetividade da gestão de riscos no processo de aquisição de bens e serviços de tecnologia da informação na Administração Pública Federal
Author(s): Venturelli, Darlan Henrique da Silva 
First Advisor: Souza Neto, João
First co-advisor: Orlandi, Tomás Roberto Cotta
Summary: A Instrução Normativa 01 de 2019 do Ministério da Economia - IN01/2019/SGD-ME trouxe melhorias no processo de gestão de riscos para as contratações de TIC, porém, o que se percebe é que, na maioria dos casos, os documentos para a avaliação dos riscos são elaborados apenas como formalidade para adequação normativa e, em muitos casos, são elaborados apenas durante o planejamento da contratação e antes da renovação de um contrato, ignorando os outros novos dispositivos da norma. O presente trabalho tem como objetivo avaliar, por amostragem, a efetividade da avaliação de riscos dos processos de aquisição de TIC na Administração Pública Federal, por meio da aplicação de um instrumento de avaliação, desenvolvido com base na IN01/2019/SGD-ME, em um conjunto de processos de contratações de órgãos da Administração Pública Federal. Ainda, a partir dos resultados da aplicação do instrumento de avaliação, foi possível avaliar a qualidade e a consistência em gestão de riscos dos órgãos avaliados por meio da determinação de Índice de Qualidade e Índice de Consistência, o primeiro relacionado à aderência da gestão de riscos à norma supramencionada, e o segundo relacionado à regularidade e padronização da gestão de riscos de um órgão. Como resultado, foi constatada a baixa efetividade da gestão de riscos nos processos de aquisição de bens e serviços de TIC na Administração, principalmente nas fases da seleção do fornecedor e gestão contratual.
Abstract: The Normative Instruction 01 of 2019 of the Ministry of Economy brought improvements for the IT acquisitions risk management process, however, what is noticed is that, in most cases, the documents for risk assessment are prepared only as a formality for standard adequacy and, in many cases, they are only prepared during contract planning and before the renewal of a contract, ignoring the other new provisions of the normative. This research aims to assess, by sampling, the effectiveness of the risk assessment of ICT acquisition processes within Federal Public Administration, through the application of an evaluation instrument in a set of contracting processes of Federal Public Administration agencies. In addition, from the results of the application of the assessment instrument, it was possible to evaluate the quality and consistency in risk management of the public agencies assessed by determining the Quality Index and Consistency Index, the first related to adherence to risk management to the aforementioned standard, and the second related to the regularity and standardization of risk management of an agency. As a result, it was noted the low effectiveness of risk management in the processes of acquisition of ICT products and services in the Administration, especially in the phases of supplier selection and contract management.
Keywords: Gerenciamento de riscos
Tecnologia da informação
Administração Pública Federal
Information technology procurement
Federal Public Administration
Risk management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação
Citation: VENTURELLI, Darlan Henrique da Silva. Avaliação da efetividade da gestão de riscos no processo de aquisição de bens e serviços de tecnologia da informação na Administração Pública Federal. 2021. 78 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2861
Document date: 2-Sep-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Governança, Tecnologia e Inovação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DarlanVenturelliDissertacao2021.pdf.pdfDissertação1.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.