Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2855
Type: Dissertação
Title: A relevância da felicidade, a partir da percepção dos alunos, na dinâmica escolar
Author(s): Alencar, Learice Barreto 
First Advisor: Cunha, Célio da
Summary: A presente dissertação tem por objetivo apropriar-se dos conceitos existentes sobre a felicidade e averiguar se eles estão contemplados na dinâmica escolar, a partir da percepção dos alunos de uma escola privada do Distrito Federal. Para tanto, apresenta como problema de pesquisa a pergunta: Quais aspectos da dinâmica da escola, mais especificamente, os ligados à prática pedagógica e às relações humanas, colaboram para a felicidade dos alunos? A pesquisa partiu da caracterização do que é felicidade, a partir das perspectivas históricas e dos pensadores da educação que trataram do tema em suas reflexões e práticas. Refletimos sobre o sentido utilitarista do termo e sua condição de bem-estar, este último sendo o significado dado à felicidade nesta dissertação. Logo após, abordamos a dinâmica da escola e a felicidade, apresentando-as como componentes da educação socioemocional e da convivência humana inseridos no cotidiano da escola. Argumentamos sobre o diálogo como facilitador do bem-estar e os aspectos que podem promover a felicidade. Temos por hipótese que a prática pedagógica, os relacionamentos formados e a boa convivência colaboram para a felicidade na escola. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com finalidade exploratória descritiva, buscando conhecer, a partir dos sujeitos, os aspectos da dinâmica da escola, mais especificamente os ligados à prática pedagógica e às relações humanas, que contribuem para a felicidade. O método empregado para a investigação empírica foi o estudo de caso. Utilizamos a técnica de pesquisa com grupo focal para delimitar os aspectos da dinâmica da escola que mais contribuem para a felicidade, esse conteúdo foi tratado e consolidado mediante a análise de conteúdo temático-categorial, proposta por Bardin (2016). A partir dos aspectos destacados pelo grupo focal, foi elaborado questionário estruturado para investigação da amostra selecionada sobre quais aspectos contribuem para sua felicidade na escola, utilizando a escala de Likert para mensuração em grau de satisfação. Da discussão acerca dos resultados emergem os aspectos considerados pelos sujeitos como os que mais contribuem para a felicidade na escola, contudo, é importante ratificar, o componente relacional – presente, seja entre o docente e seus pares, seja entre estes e os demais agentes escolares e que permeia e anima a prática pedagógica ou as atividades extraclasse – constitui, de acordo com o que revela a pesquisa, um fator de grande destaque para a relevância da felicidade na dinâmica escolar.
Abstract: This dissertation aims to appropriate the existing concepts about happiness and find out if they are included in the school dynamics, from the perception of students from a private school in the Federal District. To this end, it presents as a research problem the question: What aspects of the school's dynamics, more specifically, those related to pedagogical practice and human relations, contribute to the happiness of students? The research started from the characterization of what happiness is, from the historical perspectives and from the thinkers of education that dealt with the theme in their reflections and practices. We reflected on the utilitarian sense of the term and its condition of well-being, the latter being the meaning given to happiness in this dissertation. Soon after, we approached the dynamics of the school and happiness, presenting them as components of socio-emotional education and human coexistence inserted in the school's daily life. We argue about dialogue as a facilitator of well-being and the aspects that can promote happiness. We hypothesize that pedagogical practice, relationships formed and good coexistence contribute to happiness at school. The research approach was qualitative with a descriptive exploratory purpose, seeking to know, from the subjects, the aspects of the school dynamics, more specifically those linked to pedagogical practice and human relationships, which contribute to happiness. The method used for the empirical investigation was the case study. We used the research technique with a focus group to delimit the aspects of the school dynamics that most contribute to happiness, this content was treated and consolidated through the analysis of thematic-categorical content, proposed by Bardin (2016). From the aspects highlighted by the focus group, a structured questionnaire was developed to investigate the selected sample about which aspects contribute to their happiness at school, using the Likert scale to measure the degree of satisfaction. From the discussion about the results, the aspects considered by the subjects emerge as those that most contribute to happiness at school, however, it is important to ratify the relational component - present, either between the teacher and his peers, or between them and the other school agents and that permeates and animates the pedagogical practice or the extra-class activities - constitutes, according to what the research reveals, a factor of great prominence for the relevance of happiness in the school dynamics.
Keywords: Escola
Felicidade
Bem-estar
Dinâmica escolar
Relações humanas
School dynamics
Human relations
Happiness
Well-being
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: ALENCAR, Learice Barreto. A relevância da felicidade, a partir da percepção dos alunos, na dinâmica escolar. 2020. 108 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2855
Document date: 3-Nov-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeariceBarretoAlencarDissertacao2020.pdfDissertação879.87 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.