Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2843
Type: Dissertação
Title: Culturas e identidades em negociação: estratégias comunicacionais de Anitta e Fernanda Takai no cenário digital global
Author(s): Furtado, Clarissa Alves 
First Advisor: Marcondes, Ciro Inácio
Summary: Neste trabalho, abordamos as mediações comunicativas e culturais envolvidas na circulação global da música brasileira, com base em dois estudos de caso: o de Anitta e sua inserção no mainstream global e o de Fernanda Takai no cenário de música independente. Em linha com o conceito de mediação de Martín-Barbero e apoiados em outros teóricos dos Estudos Culturais, discutimos como as narrativas e identidades que são construídas pelas cantoras a partir da cultura brasileira dialogam, negociam e se articulam com as culturas e códigos globais. Utilizamos os conceitos de culturas híbridas e culturas bastardas, de Canclíni e Rincón, para discutir como Anitta leva elementos locais, frutos do popular e do midiático, como o funk, para o cenário internacional. Também tratamos de como estas relações e hibridações culturais ocorrem facilitadas e influenciadas pelo atual ecossistema digital de circulação da música, que envolve plataformas de streaming, redes sociais e novas formas de interação e comunicação entre o público e o artista. Em conclusão, mostramos como as estratégias comunicacionais das cantoras incluíram negociações dos diversos elementos estéticos, sonoros e de uso da linguagem – entre o local e o global - para que as produções conseguissem atingir os públicos estrangeiros.
Abstract: In this work, we discuss the communicative and cultural mediations involved in the global circulation of Brazilian music, based on two case studies: that of Anitta and her insertion in the global mainstream and that of Fernanda Takai in the independent music scene. In line with Martín-Barbero's concept of mediation and supported by other Cultural Studies theorists, we present how the narratives and identities that are constructed by the singers based on Brazilian culture dialogue, negotiate and articulate themselves with global cultures and codes. We use the concepts of hybrid cultures and bastard cultures, by Canclíni and Rincón, to discuss how Anitta takes local elements, fruits of the popular and the mediatic, such as funk, to the international scene. We also deal with how these cultural relationships and hybridisms occur, facilitated, and influenced by the contemporary digital music ecosystem, which involves streaming platforms, social networks and new forms of interaction and communication between the audience and the artist. In conclusion, we show how the singers' communication strategies included negotiations of the various aesthetic, sound, and language use elements – between the local and the global – so that the productions could reach foreign audiences.
Keywords: Anitta
Cultura
Mediações
Comunicação
Fernanda Takai
Música brasileira
Communication
Brazilian music
Mediations
Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: FURTADO, Clarissa Alves. Culturas e identidades em negociação: estratégias comunicacionais de Anitta e Fernanda Takai no cenário digital global. 2021. 139 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2843
Document date: 19-Aug-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClarissaFurtadoDissertacao2021.pdfDissertação3.89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.