Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2827
Type: Dissertação
Title: Diretrizes para um modelo de maturidade de escritório de gerenciamento de projetos de órgão público
Author(s): Chiamulera, Felipe 
First Advisor: Souza Neto, João
First co-advisor: Figueira, Marcelle Gomes
Summary: O Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) apresenta-se como um dos habilitadores para a implementação da estratégia de uma organização, olhando a gestão de projetos como uma capacidade estratégica da organização. Partindo-se do pressuposto que a instauração de um EGP promove ganhos para a organização e a não instalação dessa instância pode gerar uma lacuna na promoção dos referidos ganhos, indaga-se de que maneira uma organização é capaz de medir e avaliar o grau de maturidade daquele EGP no que tange sua eficácia/efetividade em uma organização. Nesse contexto, este projeto de pesquisa propõe diretrizes para um modelo de avaliação de maturidade de um EGP de órgão público. A pesquisa foi classificada como exploratória, de natureza aplicada e com abordagem multimétodo. Adicionalmente, foi empre-gada metodologia para construção do modelo de maturidade, aliada com técnica de análise de conteúdo, aplicação de survey e realização de entrevistas com especialistas da temática. Por meio do método de triangulação foram geradas as diretrizes para um modelo de maturidade de escritório de gerenciamento de projetos de órgão público.
Abstract: The Project Management Office (PMO) presents itself as one of the enablers regarding the implementation of an organization's strategy, considering the project management as a strategic capability of the organization. Considering the assumption that the implementation of an EGP promotes gains for the organization and the non-installation of this instance can generate a gap in the promotion of gains, it is inquired how an organization is able to measure and assess the degree of maturity of that PMO regarding its efficiency/effectiveness for the organization. In this context, this research project proposes guidelines for a maturity assessment model for a public agency. The research is classified as exploratory, and applied, and consisted of a multi-method approach. Additionally, a methodology was used to build the maturity model, combined with the technique of content analysis, application of a survey and the realization of interviews with specialist in area. Through the triangulation method, guidelines were generated for a ma-turity model for a public agency project management office.
Keywords: Órgão público
Gestão de projetos
Modelo de maturidade
Project management
Maturity model
Public agency
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação
Citation: CHIAMULERA, Felipe. Diretrizes para um modelo de maturidade de escritório de gerenciamento de projetos de órgão público. 2021. 87 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2827
Document date: 28-Jun-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Governança, Tecnologia e Inovação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FelipeChiamuleraDissertacao2021.pdfDissertação1.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.