Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2816
Type: Dissertação
Title: Pensamento computacional e a matemática no contexto da educação básica
Author(s): Silva, William de Almeida 
First Advisor: Ferneda, Edilson
First co-advisor: Prado, Hércules Antonio do
Summary: Na sociedade contemporânea, a capacidade de se abordar problemas de forma sis- temática é cada vez mais valorizada para lidar com situações cotidianas nos mundos privado e profissional. Por outro lado, Computação é a área do conhecimento que trata justamente de processos e métodos de análise para a resolução sistemática de pro- blemas. Daí a pertinência de capacitar os jovens a sistematizar, representar, analisar e resolver problema já nível escolar, desenvolvendo o que vem sendo chamado de Pensamento Computacional. Por meio de uma análise documental da BNCC Parâme- tros Curriculares Nacionais e revisão sistemática de literatura de estudos nacionais e internacionais, compreendendo trabalhos apresentados de natureza prática e que fo- ram publicados nos últimos cinco anos. Buscou-se identificar atividades pedagógicas da educação básica que desenvolvem habilidades inerentes do PC de maneira inte- grada ao ensino da matemática. Analisou-se também o desenvolvimento de tais habi- lidades no âmbito das atuais políticas educacionais brasileiras. Foi observada a falta de uma definição clara sobre abordagens pedagógicas e políticas educacionais para o desenvolvimento de PC na educação básica brasileira que considerem as diferentes condições socioeconômicas e culturais encontradas no Brasil.
Abstract: In contemporary society, the ability to approach problems in a systematic way is in- creasingly valued to deal with everyday situations in the private and professional worlds. On the other hand, Computing is the area of knowledge that deals precisely with processes and methods of analysis for the systematic resolution of problems. Hence the relevance of enabling young people to systematize, represent, analyze and solve problems at the school level, developing what has been called Computational Thinking. Through a documentary analysis of the BNCC National Curriculum Parame- ters and a systematic review of the literature of national and international studies, com- prising works presented of a practical nature and that were published in the last five years. We sought to identify pedagogical practices of basic education that develop skills inherent to the CP in an integrated way to the teaching of mathematics. We also analyzed the development of such skills within the scope of current Brazilian educa- tional policies. There was a lack of a clear definition of pedagogical approaches and educational policies for the development of CP in Brazilian basic education that take into account the different socioeconomic and cultural conditions found in Brazil.
Keywords: Educação básica
Ensino da matemática
Pensamento computacional
Computational thinking
Mathematics teaching
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação
Citation: SILVA, William de Almeida. Pensamento computacional e a matemática no contexto da educação básica. 2021. 58 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2816
Document date: 31-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Governança, Tecnologia e Inovação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WilliamdeAlmeidaSilvaDissertacao2021.pdfDissertação1.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.