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dc.creatorParente, Herbert Bezerra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3550062325519514por
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9154539185076881por
dc.date.accessioned2021-08-12T14:23:16Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationPARENTE, Herbert Bezerra. Modelo de planejamento estratégico de marketing baseado em métodos ágeis. 2021. 107 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2806-
dc.description.resumoEsta dissertação visa propor um modelo de planejamento estratégico de marketing, a partir de modelos da literatura, que possa ser gerido, implementado e otimizado com o uso dos métodos ágeis. O autor trabalha com métodos ágeis desde 2008 e em 2020, em parceria com um sócio, iniciou uma empresa de educação sobre produtividade e organização utilizando metodologia ágil. Ao buscar um planejamento estratégico de marketing para a nova empreitada, o autor se deparou com modelos de planejamento de longo prazo ou de retorno delongado, o que não seria interessante em um mercado competitivo, volátil e extremamente dinâmico como o atual. Ciente dos benefícios dos métodos ágeis – retorno rápido, redução de risco, maior eficácia entre outros – e da experiência no assunto, o autor observou uma oportunidade de propor à comunidade um novo modelo de planejamento estratégico de marketing, porém alicerçado nas diretrizes e nos pilares dos métodos ágeis Scrum, Kanban e Lean. Dessarte, esta pesquisa conceituará planejamento, estratégia e marketing assim como demonstrará modelos de planejamento estratégico, organizacional ou de marketing, da literatura. Com base nesses modelos, este trabalho elabora um quadro comparativo detectando as similaridades e a evolução entre eles, propõe um recorte em quatro pilares conceituais a cada um e detalha as atividades recomendadas pelos autores. Por fim e partir dos modelos apresentados, o autor propõe um modelo de planejamento estratégico de marketing cujas fases, etapas, ciclos de execução e de revisão seguem diretrizes como entregas frequentes, ciclos curtos de feedback, foco no valor e melhoria contínua dos métodos ágeis.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to propose a strategic marketing planning model, initiating on literature models, which can be managed, implemented and optimized by agile methods. The author has been working with agile methods since 2008 and in 2020, in partnership with an associate, opened an education company about productivity and organization using agile methodology. When seeking for a strategic marketing planning in the new venture, the author came across with lengthy or long-term planning models that would not be interesting in a competitive, volatile and extremely dynamic market like the current one. Aware of the agile methods benefits - quick turnaround, risk reduction, greater effectiveness, among others - and his experience in the subject, the author perceived the opportunity to propose to the community a new model for strategic marketing planning, but based on agile methods guidelines and pillars as in Scrum, Kanban and Lean. Therefore, this research will conceptualize planning, strategy and marketing, as well as demonstrate literature models of strategic, organizational or marketing planning. Based on these models, this work elaborates a comparative table which detects the similarities and the evolution between them, proposes a cut in four conceptual pillars and details the activities recommended by the authors. Finally, based on the models presented, the author proposes a strategic marketing planning model whose phases, stages, execution and review cycles follow agile methods guidelines such as frequent deliveries, short feedback cycles, focus on value and continuous improvement.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/9372/HerbertBezerraParenteDissertacao2021.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Stricto Sensu em Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectMétodos ágeispor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectAgile methodseng
dc.subjectMarketingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleModelo de planejamento estratégico de marketing baseado em métodos ágeispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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