Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2806
Type: Dissertação
Title: Modelo de planejamento estratégico de marketing baseado em métodos ágeis
Author(s): Parente, Herbert Bezerra 
First Advisor: Silva, Alberto Marques
Summary: Esta dissertação visa propor um modelo de planejamento estratégico de marketing, a partir de modelos da literatura, que possa ser gerido, implementado e otimizado com o uso dos métodos ágeis. O autor trabalha com métodos ágeis desde 2008 e em 2020, em parceria com um sócio, iniciou uma empresa de educação sobre produtividade e organização utilizando metodologia ágil. Ao buscar um planejamento estratégico de marketing para a nova empreitada, o autor se deparou com modelos de planejamento de longo prazo ou de retorno delongado, o que não seria interessante em um mercado competitivo, volátil e extremamente dinâmico como o atual. Ciente dos benefícios dos métodos ágeis – retorno rápido, redução de risco, maior eficácia entre outros – e da experiência no assunto, o autor observou uma oportunidade de propor à comunidade um novo modelo de planejamento estratégico de marketing, porém alicerçado nas diretrizes e nos pilares dos métodos ágeis Scrum, Kanban e Lean. Dessarte, esta pesquisa conceituará planejamento, estratégia e marketing assim como demonstrará modelos de planejamento estratégico, organizacional ou de marketing, da literatura. Com base nesses modelos, este trabalho elabora um quadro comparativo detectando as similaridades e a evolução entre eles, propõe um recorte em quatro pilares conceituais a cada um e detalha as atividades recomendadas pelos autores. Por fim e partir dos modelos apresentados, o autor propõe um modelo de planejamento estratégico de marketing cujas fases, etapas, ciclos de execução e de revisão seguem diretrizes como entregas frequentes, ciclos curtos de feedback, foco no valor e melhoria contínua dos métodos ágeis.
Abstract: This dissertation aims to propose a strategic marketing planning model, initiating on literature models, which can be managed, implemented and optimized by agile methods. The author has been working with agile methods since 2008 and in 2020, in partnership with an associate, opened an education company about productivity and organization using agile methodology. When seeking for a strategic marketing planning in the new venture, the author came across with lengthy or long-term planning models that would not be interesting in a competitive, volatile and extremely dynamic market like the current one. Aware of the agile methods benefits - quick turnaround, risk reduction, greater effectiveness, among others - and his experience in the subject, the author perceived the opportunity to propose to the community a new model for strategic marketing planning, but based on agile methods guidelines and pillars as in Scrum, Kanban and Lean. Therefore, this research will conceptualize planning, strategy and marketing, as well as demonstrate literature models of strategic, organizational or marketing planning. Based on these models, this work elaborates a comparative table which detects the similarities and the evolution between them, proposes a cut in four conceptual pillars and details the activities recommended by the authors. Finally, based on the models presented, the author proposes a strategic marketing planning model whose phases, stages, execution and review cycles follow agile methods guidelines such as frequent deliveries, short feedback cycles, focus on value and continuous improvement.
Keywords: Marketing
Métodos ágeis
Planejamento estratégico
Strategic planning
Agile methods
Marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Comunicação
Citation: PARENTE, Herbert Bezerra. Modelo de planejamento estratégico de marketing baseado em métodos ágeis. 2021. 107 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2806
Document date: 25-Feb-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HerbertBezerraParenteDissertacao2021.pdfDissertação3.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.