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Type: Dissertação
Title: O impacto da certificação do Ensino Médio sobre outcomes de mercado de trabalho: evidências a partir do modelo Diferença em Diferenças
Author(s): Shakir, Naeem Hussain 
First Advisor: Santos, Robson Douglas Tigre
Summary: Nessa dissertação, investigaremos um segmento da política pública de educação, refletida no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ambos possuem diversos objetivos importantes. Escolhemos nesse estudo refletir o aspecto da certificação e como ela dialoga com o mercado de trabalho. Expõe-se que será um trabalho investigativo a partir de dados de fontes secundárias de bases do Governo (Encceja e Enem, e RAIS), para entendermos como a certificação de ensino médio pode impactar a participação no mercado de trabalho, mais especificamente na empregabilidade e salários, que serão os outcomes de interesse. Essa avaliação foi feita por meio da junção das bases explicitadas acima e aplicada a regressão por meio do modelo de Diferença em Diferenças (DIF in DIF), adequado para que possamos demonstrar quadro anterior e posterior, assim indicando o efeito da certificação no individuo. Obtivemos a partir desse trabalho resultados importantes indicando que a certificação de ensino médio realmente impacta positivamente na empregabilidade e salários do individuo, o que significa passos promissores para o futuro, e estatísticas relevantes para as políticas públicas relacionadas à área de educação e de emprego.
Abstract: In this master thesis, we will investigate a segment of our public education policy, reflected in Enem - National High School Exam and Encceja - National Exam for Certification of Youth and Adult Skills. Both have several important objectives. In this study we chose to reflect the aspect of certification and how it dialogues with the labor market. It will be an investigative work based on data from secondary sources of Government bases (Inep - ENCCEJA and ENEM, and RAIS), looking for understanding how certification can impact the participation in the labor market more specifically in employability and wages, which will be the outcomes of interest. We will explain this assessment joining the datas and applying the regression by using Diference in Differences (DIF in DIF) model looking to demonstrate a picture of an individual, before and after the certification. We obtained from this work important results indicating that high school certification really impacts positively on the employability and wages of the individual, which means promising steps for the future, and relevant statistics for public policies related to the area of education and employment.
Keywords: Educação
Ensino médio
Políticas públicas
Mercado de trabalho
Labor market
Public policy
High school
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Programa Stricto Sensu em Políticas Públicas
Citation: SHAKIR, Naeem Hussain. O impacto da certificação do Ensino Médio sobre outcomes de mercado de trabalho: evidências a partir do modelo Diferença em Diferenças. 2021. 50 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Políticas Públicas) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2789
Document date: 28-Jun-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas

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