Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2785
Type: Dissertação
Title: Percepção docente sobre as práticas pedagógicas e a criança com autismo
Author(s): Ferreira, Simone Pires 
First Advisor: Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
First co-advisor: Paixão, Divaneide Lira Lima
Summary: Esta pesquisa se vincula à linha de pesquisa Processo Educacional e Formação Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), e à pesquisa “Cartografia dos Territórios de Aprendizagem como Estratégia de Reconstrução do Trabalho Docente (CNPq/UCB). A questão central que envolve o estudo é saber qual a percepção dos professores em relação às suas práticas pedagógicas com estudantes autistas, e o objetivo é compreender como os professores percebem tais práticas. Quanto aos aportes teóricos, baseia-se na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, tendo Vigotsky como seu principal expoente, e em pesquisas recentes sobre crianças com autismo, destacando os aspectos sociais, educacionais, linguísticos e mediacionais. No que se refere à abordagem metodológica, é uma pesquisa qualitativa baseada no método cartográfico, em que se utilizou questionário e entrevistas na perspectiva cartográfica. Os principais resultados indicam que apesar de os professores, em sua maioria, apresentarem uma concepção teórica-metodológica condizente com a Teoria Histórico-Cultural, revelam por meio de suas próprias percepções que suas práticas ainda se encontram em processo de construção, bem como, em alguns casos, estão em conflito com perspectivas de acento biológico, entrando em contradição com a referida concepção. Ressalta-se a carência de uma formação mais especializada para que os professores aperfeiçoem suas práticas junto a esse público específico, bem como a importância do apoio da comunidade escolar e da família do estudante.
Abstract: This research is linked to the research line "Educational Process and Teacher Training of the Graduate Program of the Catholic University of Brasília (UCB)" and to the research "Cartography of Learning Territories as a Strategy for the Reconstruction of Teaching Work (CNPq / UCB)". The central question of investigation is to know the perception of teachers in relation to their pedagogical practices for students with autism, with the objective of understanding how teachers perceive such practices. As for theoretical contributions, it is based on the perspective of Historical-Cultural Theory with Vigotsky as the main exponent and in recent research on children with autism, highlighting the social, educational, linguistic and mediational aspects. As regards the methodological approach is a qualitative research based on cartographic method, using a questionnaire and interviews from a cartographic perspective. The main results indicate that although the majority of teachers present a theoretical-methodological conception consistent with the Historical-Cultural Theory, they reveal through their own perceptions that their practices are still in the process of being built, as well as in some cases, conflict with perspectives of biological accent, contradicting the referred conception. They emphasized the lack of more specialized training to improve their practices with this specific audience, as well as the importance of support from the school community and the student's family.
Keywords: Autismo
Percepção docente
Práticas pedagógicas
Pedagogical practices
Teaching perception
Autism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: FERREIRA, Simone Pires. Percepção docente sobre as práticas pedagógicas e a criança com autismo. 2020. 166 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2785
Document date: 30-Sep-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SimonePiresFerreiraDissertacao2020.pdfDissertação1.87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.