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Type: Dissertação
Title: Evidências da construção universitária no Brasil: melhoria de acessibilidade à educação superior e seus retornos à educação básica
Author(s): Santos, Rita Laís Carvalho Sena 
First Advisor: Santos, Robson Douglas Tigre
Summary: Esta dissertação investiga o impacto da Educação Superior na média do rendimento escolar na Educação Básica, dos municípios brasileiros que sofreram o surgimento da oferta de vagas nesse seguimento de ensino, em defesa da acessibilidade ao Ensino Superior como estímulo para um melhor desempenho. Para a avaliação do comportamento do rendimento escolar naqueles municípios, utilizou-se de estatísticas educacionais coletadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep entre os anos 2011 e 2015. Para o estudo foram construídas três bases de dados em formato painel com informações de 2011 e 2015: A primeira com as médias das proficiências em matemática e língua portuguesa no Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb por município; A segunda contendo taxas de rendimento extraídas do Censo Escolar (aprovação, reprovação e abandono), por município; e a terceira com a taxa de participação dos indivíduos no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem e a médias de notas por área de conhecimento, também por município. Os resultados encontrados na análise das proficiências do Saeb não são suficientes para afirmar o efeito da oferta de Educação Superior no desempenho escolar dos alunos. Outrossim, a redução da taxa de abandono nos 3 anos do ensino médio evidencia maior interesse dos indivíduos em cursar a modalidade, porém, o aumento das taxas de reprovação suscita a necessidade de investimentos para que os alunos alcancem os resultados esperados. No Enem, observa-se aumento da taxa de participação dos alunos, porém, redução na média das notas de ciências humanas. É possível observar efeitos da Educação Superior na trajetória dos alunos na Educação Básica e no interesse em concluir o ensino médio, porém não se pode afirmar, sem um aprimoramento da pesquisa, que tais efeitos alcancem diretamente o aumento do rendimento escolar.
Abstract: This dissertation investigates the impact of Higher Education on average school performance in Basic Education, in Brazilian municipalities that suffered the emergence of vacancies in this segment of education, in defense of accessibility to Higher Education as a stimulus for better performance. To assess the behavior of school performance in those municipalities, educational statistics collected by the Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira - Inep between the years 2011 and 2015 were used. For the study, three databases were built in panel format with information from years 2011 and 2015: The first with the averages of proficiencies in mathematics and Portuguese language in the Basic Education Assessment System - Saeb by municipality; The second containing income rates extracted from the School Census (approval, failure and dropout), by municipality; and the third with the participation rate of individuals in the National Secondary Education Examination - Enem and the average grades by area of knowledge, also by municipality. The results found in the analysis of the Saeb proficiencies are not sufficient to affirm the effect of the emergence of Higher Education on students' school performance. Furthermore, the reduction in the dropout rate in the 3 years of high school shows greater interest on the part of individuals in taking the modality, however, the increase in failure rates raises the need for investments so that students achieve the expected results. At Enem, there is an increase in the participation rate of students, however, a reduction in the average of human sciences grades. It is possible to observe the effects of Higher Education on the trajectory of students in Basic Education and on the interest in completing secondary education, but it cannot be said, without an improvement in research, that such effects directly reach an increase in school performance.
Keywords: Educação básica
Educação superior
Desempenho escolar
School performance
Higher education
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Programa Stricto Sensu em Políticas Públicas
Citation: SANTOS, Rita Laís Carvalho Sena. Evidências da construção universitária no Brasil: melhoria de acessibilidade à educação superior e seus retornos à educação básica. 2021. 46 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Políticas Públicas) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2776
Document date: 22-Jun-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas

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