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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Determinantes do desempenho acadêmico no acesso ao ensino superior no Brasil
???metadata.dc.creator???: Andrade, Paula Marcolino Vaz de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Thiago Christiano
???metadata.dc.description.resumo???: Neste artigo, analisamos se características biológicas como gênero e raça se correlacionam com o desempenho acadêmico. Utilizamos um conjunto de dados abrangente com quase 7 milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2013 e 2017. O conjunto de dados contém informações detalhadas de cada aluno, incluindo sua nota no exame, local e aspectos da infraestrutura escolar onde realizou o ensino médio, bem como características sociodemográficas e biológicas. Esse rico conjunto de dados permite que usemos um conjunto amplo de efeitos fixos dinâmicos para comparar subgrupos de alunos semelhantes em diversas dimensões, a fim de mitigar preocupações com vieses de variáveis omitidas. Encontramos evidência empírica de que o gênero da pessoa influencia no desempenho acadêmico do aluno, a saber, os meninos têm maior dificuldade nas línguas e as meninas, nas ciências exatas. Em relação à raça, existem diferenças significativas no desempenho entre brancos (amarelos e brancos) e não brancos (pardos, pretos e indígenas). Além disso, encontramos que o acesso à internet se correlaciona de forma positiva com desempenho do aluno em todas as áreas de competência do Enem.
Abstract: In this paper, we analyze whether biological characteristics such as gender and race correlate with academic performance. We use a comprehensive dataset with almost 7 million students who participated in the National High School Exam (Enem) from 2013 to 2017. The dataset contains detailed information of each student, including his/her Enem exam grade, place where high school was attended and the existing infrastructure at the time, as well as sociodemographic and biological characteristics of the student. This very granular dataset enables us to use a comprehensive set of dynamic fixed effects to ensure comparison of subgroups of students sharing similar socioeconomic characteristics, therefore alleviating concerns about omitted variable biases that could drive our results. We find that gender correlates with academic performance: boys have greater difficulty in languages while girls in exact sciences. Concerning race, we find significant differences in academic performance between white (yellow and white) and non-white (brown, black and indigenous) students, even though we compare similar cohorts of students. In addition, we find a positive correlation between Internet access and academic performance in all areas of competence in the Enem tests.
Keywords: Raça
Gênero
Educação
Políticas públicas
Desempenho acadêmico
Academic performance
Public policies
Education
Gender
Race
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
???metadata.dc.publisher.program???: Programa Stricto Sensu em Economia de Empresas
Citation: ANDRADE, Paula Marcolino Vaz de. Determinantes do desempenho acadêmico no acesso ao ensino superior no Brasil. 2020. 68 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Economia de Empresas) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2767
Issue Date: 1-Apr-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas

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