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dc.creatorFreneda, Fernando César Botaro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9757003598681365por
dc.contributor.advisor1Ferneda, Edilson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531761427648020por
dc.contributor.advisor-co1Soares, Leonardo Humberto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255478428345110por
dc.date.accessioned2020-06-18T21:10:58Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.citationFRENEDA, Fernando César Botaro. Múltiplos fatores do desempenho escolar: uma análise dos microdados do INEP sobre a educação no Distrito Federal. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2763-
dc.description.resumoEm relação aos países participantes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil se apresenta como aquele com um dos cenários educacionais mais desiguais e preocupantes na atualidade. O País dispõe de um dos maiores índices de reprovação no ranking apresentado e possui taxas de rendimento escolar que não condizem com o investimento per capita realizado pelo governo na relação custo/aluno, de acordo com os resultados do PISA 2015 (OECD, 2016). No intuito de abrandar a questão, nas últimas décadas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) vem propondo instrumentos avaliativos para tentar auxiliar as instituições educacionais brasileiras na busca de resultados mais expressivos no cotidiano escolar. Tendo esse eixo de atuação como ponto de atenção, o presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho escolar por intermédio dos múltiplos fatores determinantes (promotores), influenciadores e/ou condicionantes e identificar as medidas desses fatores afetantes por meio dos microdados do INEP. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram de abordagem quantitativa-descritiva. A coleta de dados foi realizada sobre os dados abertos do Censo Escolar (Educação Básica) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), relativos ao biênio 2017-2018, particularizada em uma única Unidade da Federação (UF), no caso o Distrito Federal (DF), por meio de análises exploratória e documental. Os estudos abrangeram as influências diretas e/ou indiretas no desenvolvimento do aluno, considerando as disposições entre os capitais (social, econômico e cultural) e recursos (materiais e educacionais), relacionados às famílias, aos docentes e às instituições de ensino. As análises dos conteúdos apurados demonstraram pontos de relevância, entre outros complementares, com destaque para a dissemelhança de capitais entre os atores institucionais estudados. Sobre os aspectos examinados, estão: a) em relação às famílias, os níveis de escolaridade, as responsabilidades profissionais e os salários alcançados; b) em relação aos docentes, os níveis de formação acadêmica e as continuidades dos aperfeiçoamentos profissionais; e c) em relação às instituições de ensino, os níveis de investimentos, principalmente nos aspectos infraestruturais, e ações de fomento sobre uma gestão equilibrada, especialmente democrática, sobre os fatores organizacionais das escolas. Pretende-se, como resultado desse trabalho, evidenciar relações com potencial de elevar o nível de êxito do aluno inserido nesse contexto.por
dc.description.abstractTaking into consideration the countries participating in the OECD (Organization for Economic Cooperation and Development), Brazil presents itself as one of the most unequal and worrying educational scenarios today. The Country has one of the highest failure indexes in the ranking presented and has school performance rates that do not match the investment per capita made by the government in the cost / student, according to the results of PISA 2015 (OECD, 2016). In order to mitigate the issue, in the last decades, the National Institute of Educational Studies and Research Anisio Teixeira (INEP) has been proposing evaluative instruments to try to help Brazilian educational institutions in the search for more expressive results in the school routine. With this axis of action as a point of attention, this study aimed to analyze school performance through determinant (promoters), influencing and / or conditioning and to identify the measures of these affecting factors through INEP microdata. The research methodological procedures were quantitative-descriptive. Data collection was performed on the open data from the School Census (Basic Education) and the National High School Examination (ENEM), for the 2017-2018 biennium, particularized in a single Federation Unit (UF), in this case the Federal District (DF), through exploratory and documentary analysis. The research studies covered the direct and / or indirect influences on the student's development, considering the dispositions between capitals (social, economic and cultural) and resources (material and educational), related to families, teachers and educational institutions. The analysis of the content found showed relevant points, among other complementary ones, with emphasis on the dissimilarity of capital among the institutional actors studied. The aspects examined, include: a) in relation to families, educational levels, professional responsibilities and wages achieved; b) in relation to teachers, the levels of academic training and the continuity of professional improvements; and c) in relation to educational institutions, investment levels, mainly in the infrastructural aspects, and actions to promote balanced management, especially democratic, on the organizational factors of schools. It is intended, as a result of this work, to show relationships with potential to raise the level of success of the student inserted in this context.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/6934/FernandoCesarBotaroFrenedaDissertacaoRevisado2020.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMicrodadospor
dc.subjectMineração de dadospor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectSchool performanceeng
dc.subjectData miningeng
dc.subjectMicrodataeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleMúltiplos fatores do desempenho escolar: uma análise dos microdados do INEP sobre a educação no Distrito Federalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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