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dc.creatorCarneiro, Herivelton Luís Bueno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0034831180704337por
dc.contributor.advisor1Streit, Rosalvo Ermes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8320780829093601por
dc.date.accessioned2020-04-23T20:26:40Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Herivelton Luís Bueno. Percepções do impacto da cultura organizacional na gestão do conhecimento para a inovação de processos em serviços. 2019. 91 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2754-
dc.description.resumoA inovação é um diferencial competitivo importante no contexto da era do conhecimento e da transformação digital. A gestão do conhecimento (GC), por sua vez, promove, através da criação e compartilhamento de ideias, um ambiente favorável à inovação. Todavia, para essa situação, é necessário que a organização tenha uma cultura organizacional que fomente a GC. Esta pesquisa identificou na literatura os elementos da cultura organizacional que impactam a GC para a inovação de processos em serviços. Posteriormente, foi aplicado um questionário com o objetivo de verificar quais desses elementos culturais atuavam como barreiras ou estímulos à GC em uma instituição financeira de grande porte. Os elementos aversão ao risco, autonomia, adaptabilidade e parcialmente a liderança, apareceram como barreiras à GC. Já a colaboração foi identificada como um elemento que estimula à GC. Após a análise dos resultados, foram sugeridas ações para superar as barreiras e reforçar os elementos da cultura organizacional que estimulam a GC para a inovação de processos em serviços.por
dc.description.abstractInnovation is an important competitive differential in the context of the age of knowledge and digital transformation. Knowledge Management (KM), promotes, through the creation and sharing of ideas, a favorable environment for innovation. However, for this situation, it is necessary for the organization to have an organizational culture that fosters KM. This research identified in the literature the elements of organizational culture that impact KM for process innovation in services. After, a questionnaire was applied to verify which of these cultural elements acted as barriers or stimuli to KM in a large financial institution. The elements risk aversion, autonomy, adaptability and partially leadership, appeared as barriers to KM. Collaboration was identified as an element that stimulates KM. After analyzing the results, actions were suggested to overcome barriers and reinforce the elements of organizational culture that stimulate KM for process innovation in services.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/6896/HeriveltonLuisBuenoCarneiroDissertacao2019.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectOrganizational cultureeng
dc.subjectInnovationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.titlePercepções do impacto da cultura organizacional na gestão do conhecimento para a inovação de processos em serviçospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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