Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2754
Type: Dissertação
Title: Percepções do impacto da cultura organizacional na gestão do conhecimento para a inovação de processos em serviços
Author(s): Carneiro, Herivelton Luís Bueno 
First Advisor: Streit, Rosalvo Ermes
Summary: A inovação é um diferencial competitivo importante no contexto da era do conhecimento e da transformação digital. A gestão do conhecimento (GC), por sua vez, promove, através da criação e compartilhamento de ideias, um ambiente favorável à inovação. Todavia, para essa situação, é necessário que a organização tenha uma cultura organizacional que fomente a GC. Esta pesquisa identificou na literatura os elementos da cultura organizacional que impactam a GC para a inovação de processos em serviços. Posteriormente, foi aplicado um questionário com o objetivo de verificar quais desses elementos culturais atuavam como barreiras ou estímulos à GC em uma instituição financeira de grande porte. Os elementos aversão ao risco, autonomia, adaptabilidade e parcialmente a liderança, apareceram como barreiras à GC. Já a colaboração foi identificada como um elemento que estimula à GC. Após a análise dos resultados, foram sugeridas ações para superar as barreiras e reforçar os elementos da cultura organizacional que estimulam a GC para a inovação de processos em serviços.
Abstract: Innovation is an important competitive differential in the context of the age of knowledge and digital transformation. Knowledge Management (KM), promotes, through the creation and sharing of ideas, a favorable environment for innovation. However, for this situation, it is necessary for the organization to have an organizational culture that fosters KM. This research identified in the literature the elements of organizational culture that impact KM for process innovation in services. After, a questionnaire was applied to verify which of these cultural elements acted as barriers or stimuli to KM in a large financial institution. The elements risk aversion, autonomy, adaptability and partially leadership, appeared as barriers to KM. Collaboration was identified as an element that stimulates KM. After analyzing the results, actions were suggested to overcome barriers and reinforce the elements of organizational culture that stimulate KM for process innovation in services.
Keywords: Inovação
Cultura organizacional
Gestão do conhecimento
Knowledge management
Organizational culture
Innovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: CARNEIRO, Herivelton Luís Bueno. Percepções do impacto da cultura organizacional na gestão do conhecimento para a inovação de processos em serviços. 2019. 91 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2754
Document date: 30-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HeriveltonLuisBuenoCarneiroDissertacao2019.pdfDissertação2.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.