Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2752
Type: Dissertação
Title: Gestão do conhecimento no ensino superior: grau de alcance e estágio de implantação de práticas
Author(s): Eufrásio, Sthephany Aguiar 
First Advisor: Hedler, Helga Cristina
Summary: A gestão do conhecimento é vista como uma necessidade efetiva para o desenvolvimento das organizações. Nas instituições de ensino superior – IES não é diferente, o conhecimento é o seu principal produto, tendo em sua essência a criação, disseminação, transferência e compartilhamento de conhecimento para desenvolver as pessoas e gerar inovação contínua. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o cenário de práticas de gestão do conhecimento adotadas no ensino superior do Brasil, bem como o grau de alcance e estágio de implantação dentro das instituições. O método usado foi de natureza quantitativa, por meio da aplicação de um questionário para pesquisadores/procuradores institucionais das IES de todo o Brasil, a amostra final foi de 124 participantes. Foi mensurado o grau de alcance e estágio de implantação as práticas de gestão do conhecimento nas áreas de gestão de pessoas, processos organizacionais e tecnologia da informação. Os resultados indicaram que o alcance e estágio de implantação das práticas de GC nas instituições de ensino superior ainda está em nível elementar, sendo necessários avanços no processo de implantação e alcance nos departamentos a fim de que as IES apresentem maior maturidade nos processos de gestão de pessoas, organizacionais e tecnologia da informação, que por sua vez, influenciam o desempenho organizacional das IES.
Abstract: The knowledge management is seen as an effective necessity for the development of organizations. In higher education institutions - HEI is no different, knowledge is its main product, having in its essence the creation, dissemination, transfer and sharing of knowledge to develop people and generate continuous innovation. In this sense, the objective of this study was to analyze the scenario of knowledge management practices adopted in higher education in Brazil, as well as the degree of reach and stage of implementation within the institutions. The method used was quantitative, by applying a questionnaire to researchers / institutional prosecutors of HEIs throughout Brazil, the final sample was 124 participants. The degree of reach and implementation stage of the knowledge management practices in the areas of people management, organizational processes and information technology were measured. The results indicated that the scope and stage of implementation of KM practices in higher education institutions is still at an elementary level, and advances in the process of implementation and reach in the departments are needed so that the HEIs have greater maturity in the processes of management of higher education. people, organizational and information technology, which in turn influence the organizational performance of HEIS.
Keywords: Universidades
Ensino superior
Gestão do conhecimento
Knowledge management
Higher education
University
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: EUFRÁSIO, Sthephany Aguiar. Gestão do conhecimento no ensino superior: grau de alcance e estágio de implantação de práticas. 2019. 78 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2752
Document date: 9-Oct-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SthephanyAguiarEufrasioDissertacao2019.pdfDissertação902.79 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.