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Type: Dissertação
Title: Um estudo sobre o desempenho das escolas públicas do DF sob o ponto de vista do ENEM
Author(s): Souza, Karina Ribeiro Galvão 
First Advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
Summary: Ao longo dos anos, a urgência quanto à melhoria da qualidade e democratização do ensino público brasileiro vem sendo debatida, além de incentivada por agências internacionais em forma de programas e projetos de desenvolvimento. Se por um lado os índices de acesso à educação avançam, a qualidade de ensino segue o caminho da estagnação. Embora o Brasil possua dados educacionais provenientes de suas diversas avaliações educacionais, que vão da educação básica até o nível superior estes não são utilizados para alavancar a igualdade de condições educacionais. Neste ponto a tecnologia se apresenta como ferramenta para tratamento desses dados, como promessa de soluções para a área. A técnica de Mineração de Dados Educacionais (MDE) tem sido empregada com o propósito de mapear fatores relacionados ao desempenho de estudantes nos mais diversos países. Baseados na temática da MDE, os trabalhos acadêmicos apresentados até o momento focam no estudo do desempenho acadêmico em uma disciplina específica, uma unidade da federação ou mesmo entre duas escolas da mesma região. O diferencial desta pesquisa aplicada é usar a descoberta de conhecimento em bases de dados para primeiramente classificar as escolas por nota, em seguida selecionar as seis melhores e, por último, traçar um perfil de desempenho dos alunos do Ensino Médio do Distrito Federal tendo como fonte de pesquisa principal os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017 associados a dados socioeconômicos e de infraestrutura escolar. O resultado desta análise destaca que escolas públicas detentoras de melhores notas se situam, em maior proporção, nas regiões administrativas com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais alto, o que aponta para o desequilíbrio de condições de ensino-aprendizagem no Distrito Federal.
Abstract: Over the years, the urgency for improving the quality and democratization of the Brazilian public education has been debated, as well as encouraged by international agencies in the form of development programs and projects. If on the one hand the rates of access to education advance, the quality of education follows the path of stagnation. Although Brazil has educational data from its various educational assessments, ranging from basic education to higher education, these are not used to leverage the equality of educational conditions. At this point, technology is presented as a tool for processing this data, as a promise of solutions for the area. The Educational Data Mining (MDE) technique has been used to map factors related to student performance in various countries. Based on the MDE theme, the academic papers presented so far focus on the study of academic performance in a specific subject, a federation unit or even between two schools in the same region. The differentiator of this applied research is to use knowledge discovery in databases to first rank schools by grade, then select the top six, and then draw a profile of student performance in Middle School District. The main research source is the microdata of the National High School Exam (ENEM) of 2017 associated with socioeconomic and school infrastructure data. The result of this analysis highlights that the best-performing public schools are, to a greater extent, in the administrative regions with the highest Human Development Index (HDI), which points to the de-sequencing of teaching-learning conditions in the region. Federal District.
Keywords: Ensino médio
Escolas públicas
Desempenho educacional
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Mineração de Dados Educacionais - MDE
Educational data mining
Public schools
High schools
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: SOUZA, Karina Ribeiro Galvão. Um estudo sobre o desempenho das escolas públicas do DF sob o ponto de vista do ENEM. 2019. 112 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2750
Document date: 21-Nov-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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