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Type: Dissertação
Title: Gerenciamento de riscos em instituição de ensino superior pública
Author(s): Silva, Ana Cristina Brandão Ribeiro 
First Advisor: Hedler, Helga Cristina
Summary: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os aspectos da cultura organizacional relacionados a implementação da gestão de riscos em uma Instituição Federal de Ensino Público, na ótica dos gestores proprietários dos riscos. A metodologia empregada foi qualitativa, com uso de fontes bibliográficas e documentais, e utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 gestores de nível estratégico e tático. A análise foi de conteúdo a partir dos dados gerados pela análise lexical, utilizando-se o programa iramuteq. A partir dessa análise, seis categorias foram nomeadas dedutivamente: resistências à mudança; percepção dos diferentes atores da universidade; percepção dos gestores em relação a normas externas de política de riscos; identificação dos riscos da universidade; manutenção da infraestrutura da universidade; e características culturais da universidade. Verificou-se que as características culturais da universidade mais recorrentes e que poderão influenciar a implementação da gestão de riscos são: autonomia, liberdade e democracia. Outra característica citada pelos gestores foi a resistência a novos procedimentos e mudanças de procedimentos já estabelecidos. Desta forma, conclui-se que ao identificar os principais problemas da temática, será possível para a universidade implementar a gestão de riscos vislumbrando certas práticas que poderão sugerir melhores resultados, e que podem facilitar este processo e os procedimentos necessários na sua implementação, por meio de ações como: olhar para as especificidades das áreas; qualificar os servidores; praticar a democracia, a escuta e a participação coletiva; buscar uma cultura de formalidade nos processos; dar transparência e visibilidade ao processo; manutenção de metas buscando os objetivos da universidade; implementar a gestão de riscos pensando na educação; a capacitação dos servidores envolvidos em todos esses aspectos de riscos; e ter um setor exclusivo para a gestão de riscos.
Abstract: The general objective of this research was to analyze the aspects of organizational culture related to the implementation of risk management in a Federal Institution of Public Education, from the perspective of risk owners.The methodology used was qualitative, using bibliographic and documentary sources, and the case study was used as a research strategy. Semi-structured interviews were conducted with 21 managers of strategic and tactical level. Data were subjected to content analysis using the iramuteq program. From content analysis, six categories were deductively named: resistance to change - description of the university's organizational culture; perception of the different actors of the university; managers' perception of external risk policy standards; identification of university risks; and cultural characteristics of the university. It was found that the most recurrent university cultural characteristics that may influence the implementation of risk management are: autonomy, freedom, democracy. Another feature cited by managers was the resistance to new procedures and changes in procedures already established. Thus, it is concluded that, by identifying the main problems of the theme, it will be possible for the university to implement risk management, envisaging certain practices that may suggest better results, and which may facilitate this process and the necessary procedures for its implementation, such as: look at the specifics of the areas, qualify the servers, seek a culture of formality in the processes, give transparency and visibility in this process, have institutional policies related to risk management, maintenance of goals that need to be met in risk management seeking the objectives of the company. university, working with education, training of employees, those involved in all these aspects of risk, having a unique sector for risk management.
Keywords: Universidades
Gestão de riscos
Cultura organizacional
Organizational culture
Risk management
University
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: SILVA, Ana Cristina Brandão Ribeiro. Gerenciamento de riscos em instituição de ensino superior pública. 2019. 128 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2747
Document date: 6-Dec-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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