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Type: Tese
Title: Assédio moral no trabalho acadêmico e as vivências de prazer e sofrimento na concepção da psicodinâmica do trabalho em uma instituição pública em São Luís - MA
Author(s): Demetrio, Jaqueline Alves da Silva 
First Advisor: Hedler, Helga Cristina
Summary: Este estudo investiga o assédio moral no trabalho acadêmico e as vivências de prazer e sofrimento na concepção da psicodinâmica do trabalho em uma instituição pública em São Luís – MA. Especificamente, visa como objetivos verificar as relações entre o processo de trabalho administrativo acadêmico, as condições sob as quais ele se desenvolve e o possível adoecimento físico e mental desses sujeitos através da caracterização do contexto do trabalho na dimensão organizacional, condições e relações socioprofissionais, bem como descrever as vivências de sofrimento e prazer, sendo este utilizado como forma estratégica de sobrevivência ou de mediação para aliviar ou neutralizar o sofrimento. O aporte teórico e metodológico encontra respaldo na Psicodinâmica do trabalho, na clínica do trabalho e em estudos multidisciplinares de normas e pesquisas científicas atuais sobre o problema investigado. Foram realizadas quatro reuniões clínicas com doze participantes, funcionários administrativos, cujos relatos após transcrição por meio de relatório, foram submetidos à validação, resultando na apresentação de uma realidade que embora reconheça as dificuldades que a Universidade pública passa, tem pouco impacto negativo sobre o trabalho, indicando aspectos pontuais de assédio moral no trabalho, onde as vivências de sofrimento não sobressaem diante das vivências de prazer que os sujeitos encontram em seus pares e em outros que fazem parte do convívio socioprofissional dos participantes. No que tange às estratégias de sobrevivências são demarcadas pelas vivências de prazer com os colegas de trabalho e comunidade acadêmica que resgatam o sentimento de dignidade e valorização profissional.
Abstract: This study investigates bullying in academic work and the experiences of pleasure and suffering in the conception of psychodynamics at work in a public institution in São Luis - MA. Specifically, it aims to verify the relationships between the academic administrative process of work, the conditions under which it develops and the possible physical and mental illness of these subjects through the characterization of the work context in the organizational dimension, conditions and socio-professional relations, as well as how to describe the experiences of suffering and pleasure, which is used as a strategic way of survival or mediation to relieve or neutralize suffering. The theoretical and methodological support is supported by work psychodynamics, labor clinic and multidisciplinary studies of norms and current scientific research on the problem investigated. Four clinical meetings were held with twelve participants, administrative staff, whose reports after transcription by report were subjected to validation, resulting in the presentation of a reality that, while recognizing the difficulties that the public university is experiencing, has a small negative impact on the work, indicating specific aspects of bullying at work, where the suffering experiences do not stand out before the pleasure experiences that the subjects find in their peers and in others that are part of the participants' socio-professional coexistence. Regarding survival strategies, they are marked by experiences of pleasure with coworkers and the academic community that rescue the feeling of dignity and professional appreciation.
Keywords: Prazer
Sofrimento
Assédio moral
Psicodinâmica
Ambiente de trabalho
Working environment
Psychodynamics
Suffering
Pleasure
Bullying
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: DEMETRIO, Jaqueline Alves da Silva. Assédio moral no trabalho acadêmico e as vivências de prazer e sofrimento na concepção da psicodinâmica do trabalho em uma instituição pública em São Luís - MA. 2019. 87 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2741
Document date: 5-Dec-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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