Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2740
Type: Dissertação
Title: A pastoralidade como estratégia de construção identitária de uma IES confessional
Author(s): Assis, Isaac Celestino de 
First Advisor: Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Summary: Essa pesquisa buscou compreender o conceito de pastoralidade como elemento estratégico de construção permanente da identidade de uma IES confessional a partir da investigação do conceito emergente de pastoralidade, do reconhecimento da relação estratégica entre pastoralidade e identidade de uma IES confessional e da identificação na gestão de características de pastoralidade que contribuem para o desenvolvimento da missão institucional da IES confessional. No percurso metodológico o enfoque foi de cunho qualitativo, de atributo exploratório, cujos dados foram obtidos por meio de um estudo de caso. O campo de pesquisa limitou-se ao câmpus I do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – UNILESTE, em Coronel Fabriciano, MG. Os dados foram gerados por meio de análise de documentos da União Brasileira de Educação Católica – (UBEC), e do UNILESTE, a fim de abstrair um conceito emergente de pastoralidade. A segunda etapa consistiu na realização de observações nos diversos ambientes do UNILESTE, que contribuíram para confirmar o lugar da pastoralidade na construção identitária da instituição. Por fim, se utilizou entrevistas com questões semiestruturadas com atores que compõem a comunidade acadêmica: professores, estudantes, colaboradores, gestores e equipe de pastoralidade, e se identificou como a gestão lida com a pastoralidade e como a mesma influencia no cumprimento da missão institucional. Quanto ao método de categorização e análise dos dados foi utilizado a Análise Textual Discursiva (ATD), a mesma cria espaços de reconstrução, envolvendo-se de diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos e a transformação do pesquisador. Constatou-se como resultados a busca permanente por conceituar e experimentar a pastoralidade no mundo universitário, também a consciência da pastoralidade como um diferencial para a ressignificação identitária e consequentemente da perenidade institucional e ainda a possibilidade da pastoralidade ser um modelo para gestar uma IES confessional.
Abstract: This research sought to understand the concept of pastoralism as a strategic element of permanent construction of the identity of a confessional HEI from the investigation of the emerging concept of pastoralism, the recognition of the strategic relationship between pastoralism and the identity of a confessional HEI and the identification in the management of characteristics of pastoralism that contribute to the development of the institutional mission of the confessional HEI. The methodological approach was of a qualitative nature, of an exploratory attribute, whose data were obtained through a case study. The research field was limited to Campus I of the Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais - UNILESTE, in Coronel Fabriciano, MG. The data were generated through the analysis of documents from the Brazilian Union of Catholic Education (UBEC), and UNILESTE, in order to abstract an emerging concept of pastoralism. The second stage consisted of observations in the various environments of UNILESTE, which contributed to confirm the place of pastoralism in the construction of the institution's identity. Finally, interviews with semi-structured questions were used with actors that make up the academic community: teachers, students, collaborators, managers and the pastoral team, and it was identified how management deals with pastoralism and how it influences the fulfillment of the institutional mission. As for the method of categorization and data analysis, Textual Discursive Analysis (TDA) was used, it creates spaces for reconstruction, involving diverse elements, especially the understanding of the production of meanings about the phenomena and the transformation of the researcher. The results were the permanent search to conceptualize and experience pastoralism in the university world, as well as the awareness of pastoralism as a differential for the resignification of identity and consequently of institutional continuity and the possibility of pastoralism to be a model for managing a confessional HEI.
Keywords: Pastoralidade
Gestão educacional
Estratégia organizacional
Identidade organizacional
Educational management
Organizational strategy
Organizational identity
Pastorality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Programa Stricto Sensu em Educação
Citation: ASSIS, Isaac Celestino de. A pastoralidade como estratégia de construção identitária de uma IES confessional. 2019. 108 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2740
Document date: 13-Dec-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IsaacCelestinodeAssisDissertacao2019.pdfDissertação1.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.