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dc.creatorFeliciano, Gardenia Sampaio de Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7218510364302482por
dc.contributor.advisor1Sousa, Carlos Ângelo de Meneses-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1313028025195912por
dc.date.accessioned2020-03-31T20:24:15Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationFELICIANO, Gardenia Sampaio de Castro. Transtornos mentais comuns: a percepção de professores do ensino superior sobre a saúde mental dos jovens estudantes. 2019. 192 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2715-
dc.description.resumoEsta dissertação insere-se na linha de pesquisa “Processo Educacional e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação e nas atividades acadêmicas da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB). A questão de pesquisa e seu objetivo geral centraram-se no compreender como se dá a percepção dos professores universitários sobre os estudantes que apresentam Transtornos Mentais Comuns. Utilizou-se como suporte teórico, autores como Han (2015) e Lipovetsky (2015) de forma mais ampla, e, de forma mais específica sobre TMC´s na Educação, Facundes e Ludermir (2005), Silva e Da Costa (2012), Silva, Cerqueira e Lima (2014), dentre outros. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, com tipologia de estudo fazendo uso de pesquisa documental e entrevista para a coleta e geração dos dados. Foi realizado com docentes de uma IES do DF escolhidos por seu vínculo com os cursos que tiveram maior incidência de estudantes buscando atendimento no núcleo de apoio ao estudante da instituição durante o período da pesquisa. A primera etapa da pequisa se deu por meio da análise de documentos institucionais, e esta subsidiou o desenvolvimento da segunda etapa, baseada em uma pesquisa empírica realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com os docentes para que houvesse a compreensão da percepção deles em relação aos estudantes com TMC´s. A análise das entrevistas foi feita a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os principais resultados indicam que é necessária uma atenção ao jovem estudante adoecido por parte dos professores, pois eles estão fragilizados devido à sua condição de saúde, sendo importante que o professor esteja preparado para lidar com esses estudantes de maneira, não somente diferenciada, mas humanizada, preocupado-se com sua integridade física e emocional e não somente com o resultado do estudante em ser aprovado ou não em sua disciplina. Para tanto, se faz necessária uma atenção da instituição na formação continuada destes professores, capacitando-os para compreender as necessidades deste estudante.por
dc.description.abstractThis dissertation is part of the research line “Educational Process and Teacher Training” of the Education Postgraduate Program and the academic activities of the UNESCO Chair of Youth, Education and Society of the Universidade Catolica de Brasilia (UCB). The research question and its general objective centered on understanding how university professors perceive students who have Common Mental Disorders. Theoretical support was used by authors as Han (2015) and Lipovetsky (2015) broadly, and specifically about CMDs in Education, Facundes and Ludermir (2005), Silva and Da Costa (2012), Silva, Cerqueira and Lima (2014), among other authors. It is a qualitative approach with methodological procedures of documentary research and interview for data collection and generation. Was conducted with teachers from a High Education Institution from Federal District chosen for their relationship with the courses that had the highest incidence of students seeking care at the student support center of the institution during the research period. The first stage of the research took place through the analysis of institutional documents, and this subsidized the development of the second stage, based on empirical research conducted through semi-structured interviews with teachers so that there was an understanding of their perception of students with Common Mental Disorders. The interviews were analyzed using the Collective Subject Discourse method. The main results indicate that the teachers must have attention to the young student who is sick, because they are weak due to their health condition, and it is important that the teacher is prepared to deal with these students in a way that is not only differentiated, but humanized, concerned with their physical and emotional integrity and not only with the student's result of passing or failing their discipline. Therefore, the institution needs attention in the continuing education of these teachers, enabling them to understand the needs of this student.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/6966/GardeniaSampaiodeCastroFelicianoDissertacao2020.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma Stricto Sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPercepção docentepor
dc.subjectTranstornos mentais comunspor
dc.subjectCommon mental disorderseng
dc.subjectTeaching perceptioneng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subjectMental healtheng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTranstornos mentais comuns: a percepção de professores do ensino superior sobre a saúde mental dos jovens estudantes.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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